Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Processamento Paralelo

Questões por página:
Um empresa está desenvolvendo um sistema de computação paralela. No caso, o sistema desenvolvido vai conter uma arquitetura com vários contadores de programa, diferentes tipos de dados e estruturas e vai operar com diversos computadores paralelos e distribuídos atuais. Esse tipo de sistema, na categoria proposta por Flynn, é conhecido pela sigla:
Considerando-se a taxonomia de sistemas de computação com capacidade de processamento paralelo, associe as arquiteturas de máquinas presentes na primeira coluna (sistemas de computadores) com as descrições sucintas da segunda coluna. I) SISD II) SIMD III) MISD IV) MIMD ( ) Um conjunto de elementos processadores executa simultaneamente sequências de instruções diferentes em diferentes conjuntos de dados. ( ) Um grupo de elementos processadores executam diferentes sequências de instruções sobre um mesmo conjunto de dados. ( ) Um único processador executa uma única sequência de instruções para operar em dados armazenados em um único sistema de memória principal. ( ) Uma única instrução controla diversos elementos processadores paralelos, cada um atuando sobre o seu próprio conjunto de dados (memória). Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo na segunda coluna.

Dadas as afirmativas relativas às tecnologias e fundamentos da Organização e Arquitetura de computadores,

I. A tecnologia hyper-threading é uma tecnologia que envolve necessariamente a presença de múltiplos núcleos de processamento, proporcionando execução paralela de instruções, tráfego de dados e acesso à memória.

II. A tecnologia conhecida como hyper-threading teve seu surgimento com o processador Pentium 4, mas nos processadores modernos, como por exemplo, o processador Intel Core i7, não é mais utilizada.

III. Dois fatores que motivam o uso de discos rígidos do tipo SSD, em comparação com discos rígidos magnéticos, são o seu rápido tempo de resposta e o baixo nível de ruído sonoro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Em sistemas operacionais, encontramos uma série de algoritmos de escalonamento para facilitar o gerenciamento de processador. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) sobre o escalonamento Shortest-Job- First e o escalonamento Preemptivo.

I. O escalonamento Shortest-Job-First associa cada processo (ou job) ao seu tempo de execução. Dessa forma, quando o processador está livre, o processo em estado de pronto que precisar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução.

II. O escalonamento Shortest-Job-First favorece os processos que executam programas menores, além de reduzir o tempo médio de espera em relação ao FIFO.

III. O escalonamento preemptivo permite que o sistema dê atenção imediata a processos mais prioritários, como no caso de sistemas de tempo real, além de proporcionar melhores tempos de respostas em sistemas de tempo compartilhado.

IV. Um algoritmo de escalonamento é dito preemptivo quando o sistema pode interromper um processo em execução para que outro processo utilize o processador.
Há um critério de escalonamento chamado Tempo de resposta. Sobre esse critério, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Em sistemas interativos, o tempo de respostas é o tempo decorrido do momento da submissão de um pedido ao sistema até a primeira resposta produzida.

II. De uma maneira geral, qualquer algoritmo de escalonamento busca otimizar a utilização da UCP e o throughput, enquanto tenta diminuir os tempos de turnaround e de resposta. Dependendo do tipo do sistema, um critério pode ser mais enfatizado do que outros, como, por exemplo, nos sistemas interativos, onde o tempo de resposta deve ser mais considerado.

III. Tempo de resposta não é considerado um critério de escalonamento, uma vez que o tempo de resposta envolve muitos outros fatores em um sistema operacional.

IV. O tempo de resposta é o tempo total utilizado no processamento completo de uma determinada tarefa.