Filtrar


Questões por página:
Gerir os recursos de uma empresa hospitalar pode ser um desafio, visto que envolve um sistema peculiarmente complexo. A fim de exemplificar, a aquisição de insumos, pesquisa e formalização de contratos, controle de estoque, folha de pagamentos, repasse médico e relatório gerencial são apenas alguns dos tópicos que fazem parte dessa exaustiva rotina administrativa. Sobre planejamento e sistematização na gestão hospitalar, assinale a alternativa correta.
A rotina de uma instituição pública de saúde possui diversos desafios a serem vencidos diariamente. É papel do administrador, assessorado por suas equipes, realizar o planejamento estratégico organizacional, que tem como função auxiliar no cumprimento das metas estabelecidas pela organização a longo prazo, através de ferramentas de análise de indicadores e metas, dentre outros parâmetros. A técnica utilizada por gestores, ao analisar indicadores classificados como “forças”, fraquezas, “ameaças” e “desafios” é denominada:
Qual é o tipo de ergonomia que busca realizar adaptações e pequenas mudanças a partir de uma situação de referência já existente, com o objetivo de reduzir custos?
Sobre as competências do Sistema Único da Saúde (SUS), é correto afirmar que:
Atualmente, o sistema de saúde brasileiro atua sob uma perspectiva de atenção integral ao usuário, a partir da interlocução dos diferentes níveis de atenção dentro da rede, ocupando diferentes papéis e relações sociais dentro da comunidade, de acordo com as características e níveis de complexidade. Em cada um desses espaços, existe a possibilidade e a responsabilidade da realização de ações educativas em saúde, como estratégia de conscientizar o usuário do serviço quanto a aspectos relacionados à sua própria saúde, realizando ações de autocuidado (MATIELLO, et al.,2021).
Os níveis de atenção, são organizados, de acordo com suas diferentes complexidades. O objetivo da ______ é a promoção, proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos, buscando evitar a lotação de espaços de maior complexidade.
A ______, ao contrário da atenção básica, tem uma intenção curativa e de recuperação da saúde, diminuindo os agravos, controlando sintomas, passando a fase aguda da comorbidade para uma possível continuação do tratamento em outros níveis de complexidade. Assim, ______ é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico.

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.