Filtrar


Questões por página:
Dentre os aspectos que influenciaram o processo de emancipação política do Brasil, podemos considerar CORRETAMENTE:
I – a vinda da família real para o Brasil. II – as rebeliões nativistas, sobretudo a Revolta de Vila Rica. III – rebeliões com as características da Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira. IV – a abdicação de Dom Pedro I, em 1931.
A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, marque a alternativa CORRETA.

As primeiras décadas do século XIX foram marcadas pelo chamado ciclo das insurreições liberais em Pernambuco, com a Insurreição de 1817, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. Essas insurreições se constituíram em movimentos federalistas e, com exceção da Insurreição Pernambucana, se contrapunham ao projeto de independência implantado em 1822 por José Bonifácio e D. Pedro I, a partir do Rio de Janeiro.

No que concerne especificamente à Confederação do Equador, assinale a alternativa CORRETA.

A chamada Guerra dos Mascates, episódio ocorrido em Pernambuco, entre 1710 e 1711, foi um conflito entre diferentes elites político-econômicas, localizadas em Olinda e Recife, resultando na ascensão da elite mercantil de Recife.

Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

Entre os mais importantes grupos políticos que participaram da disputa entre a defesa e a oposição da emancipação política do Brasil em relação a Portugal, não foi/foram sustentada (s):
Enquanto em quase todo o continente americano a data da independência nacional coincide com a da proclamação da República, no Brasil existem duas datas: sete de setembro e quinze de novembro. Isto se explica historicamente porque nosso processo de independência foi caracterizado pela