Filtrar


Questões por página:
A formação do atual Brasil é consequência de um intenso processo histórico. Um dos momentos de destaque nesse processo é a Independência do Brasil frente ao Reino de Portugal. Sobre esse momento, analise as afirmativas abaixo: I. A independência foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825. II. A Independência do Brasil não foi pacífica como comumente se declara, havendo a necessidade de formação de um exercito composto por mercenários para o controle de parte da sociedade contraria a Independência e pró Portugal. III. Durante a primeira fase do Império brasileiro, governado por D. Pedro I, é instituído a aristocracia de Sangue, que estratificou ainda mais a sociedade brasileira e ia realização da abolição da escravatura no Brasil. IV. Para conseguir a Independência o Império brasileiro se viu forçado a contrair dívida com a Inglaterra para pagar a indenização que o Império se comprometeu a pagar a Portugal no “Tratado de Amizade e Aliança”. Estão corretas as afirmativas:
Leia atentamente o trecho a seguir: “Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão-General da Capitania da Bahia, Amigo. Eu, o Príncipe-Regente, vos envio muito saudar, como àquele que amo. Atendendo à representação que i subir à minha Real presença, sobre se achar interrompido e suspenso o comércio desta Capitania, com grave prejuízo de meus vassalos e da minha Real Fazenda, em razão das críticas e públicas circunstâncias da Europa...” ( Abertura dos Portos às Nações Amigas – 1808). Para muitos dos pesquisadores da História do Brasil, nesse momento inicia-se a independência do Brasil, assinale a alternativa correta a este respeito:
A respeito do processo de Independência do Brasil, pode-se afirmar corretamente que
Tendo feito a independência, José Bonifácio considerou-a questão de tempo. Nem por isso deixou de tomar as providências necessárias para formalizá-la. Por meio de seus emissários enviados a Londres, Paris, Buenos Aires e aos Estados Unidos, ou em conversações diretas com os representantes de potências estrangeiras no Rio de Janeiro, conduziu as tratativas iniciais sobre o reconhecimento. Sendo a independência um fato consumado, entendia que os próprios interesses comerciais externos se encarregariam de promover-lhe a aceitação formal.
RICUPERO, Rubens. José Bonifácio e a criação da Política Exterior do Brasil. IBGH.2013. Adaptado.
Sobre o reconhecimento diplomático do Império do Brasil, na primeira década após a independência, assinale a afirmativa correta.
Leia fragmento da obra da historiadora Emília Viotti da Costa.

A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, cujo único objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrição à liberdade de comércio e à autonomia administrativa, não ultrapassaria seus próprios limites. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e escravidão da maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais seria tarefa relegada às futuras gerações.

(Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).
Brasil em Perspectiva. Adaptado)

De acordo com a historiadora, está correto afirmar que o processo de independência do Brasil representou