Filtrar


Questões por página:
Quando utilizadas pelos métodos ágeis no levantamento ágil de requisitos, as users stories

No âmbito de um projeto conduzido de acordo com as práticas do Scrum, a quantidade de dias estimada para concluir uma tarefa pode ser medida a partir da quantidade de atividades que um profissional consegue finalizar em um dia de trabalho. Para isso, considere que o cálculo seja feito utilizando a seguinte fórmula:

QD = (TIF / |1 − PIF_DIA|) × 100

− QD = Quantidade de Dias estimada para concluir a tarefa;

− TIF = Tempo necessário para Implementar a Funcionalidade (prazo definido pela própria equipe);

− PIF_DIA = Percentual que Indica a estimativa de quanto tempo do dia o desenvolvedor ficará dedicado à implementação da funcionalidade.

Considerando a definição de valores:

− O tempo total para implementação e entrega da tarefa, com teste concluído, em um sistema já existente e em produção no cliente, é o tempo de uma Sprint, com prazo de 1 mês. Mas, para a implementação da funcionalidade serão utilizados apenas 20 dias. O restante dos dias será utilizado para documentação, testes e eventuais correções de erros encontrados pela equipe.

− A produtividade a ser considerada para o desenvolvedor é de 81% em uma jornada de 8 horas por dia.

Com esses valores definidos, a QD corresponde a

mostrar texto associado

A etapa “Construir os itens da Sprint” do método MAgil refere-se à implementação dos requisitos com apoio dos padrões de arquitetura, de banco de dados e de design estabelecidos para o projeto, com a intenção de entregar algo que possa gerar resultado observável ao Product Owner. Técnicas da eXtreme Programming − XP podem ser utilizadas.

Neste caso, a equipe pode optar pela técnica XP:

mostrar texto associado

Na etapa inicial do método MAgil estão previstas as atividades ilustradas no diagrama abaixo.



De acordo com as práticas Scrum, o

Considere que um Analista Judiciário é membro do Time Scrum e está participando de uma reunião de 4 horas, na qual ocorrem as atividades:

− O Product Owner esclarece quais itens do Backlog do Produto ficaram e quais não ficaram “Prontos”.

− O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem, quais problemas ocorreram dentro da Sprint e como estes problemas foram resolvidos.

− O Time de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento.

− O Product Owner apresenta o Backlog do Produto tal como está e, se necessário, projeta as prováveis datas de conclusão baseado no progresso até a data.

− É feita uma análise da linha do tempo, orçamento, potenciais capacidades e mercado para a próxima versão esperada do produto.

O Analista está participando da Reunião