Filtrar


Questões por página:
Uma das funções essenciais realizadas em sistemas operacionais multitarefas é o processo de armazenar e recuperar o estado de uma CPU de forma que múltiplos processos possam compartilhar uma mesma CPU. Dessa forma, é possível que posteriormente o estado de um processo armazenado seja restaurado, fazendo com que ele retorne ao ponto que estava sendo executado no momento da substituição, dando continuidade ao seu processamento. Esse processo que permite a alternância entre processos utilizando uma CPU é comumente conhecido como:

Sobre gerenciamento de serviços e processos no sistema operacional Linux, analise as afirmativas a seguir.


I. Processo órfão é todo processo que já finalizou a execução, mas ainda possui uma entrada na tabela de processos.

II. O PID usado por um processo fica indisponível para reutilização enquanto o processo está presente na tabela de processos.

III. Daemons são processos zombies que rodam em background e não possuem um PPID associado.


Está correto o que se afirma em

Para o escalonamento de processos em sistemas operacionais interativos, existem diversas opções de algoritmos. Um dos mais antigos, mais simples e mais amplamente utilizado aplica um rodízio entre os processos. Ou seja, a cada processo é atribuído um quantum. Se o processo estiver em execução quando terminar seu quantum, é realizada a preempção da CPU e esta é alocada a outro processo. Trata-se do algoritmo:
Assinale a alternativa que apresenta o recurso dos sistemas operacionais em que um processo é interrompido para que outro ganhe a CPU e possa ser executado durante um determinado período de tempo, sendo que, após esse tempo, este também deverá ceder à CPU para um novo processo, e assim sucessivamente.
São representações de um estado de processo dentro do sistema operacional, EXCETO: