Filtrar


Questões por página:
O lead foi introduzido no Brasil em 1950 pelo jornal Diário Carioca. Ainda hoje tem como objetivo fornecer ao leitor uma síntese do acontecimento e observa uma estrutura de enunciação específica.
Desse modo, o lead clássico, composto por seis elementos (3Q + O + C + P), na ordem direta do discurso (voz ativa), apresentaria, respectivamente:
Em um jornal impresso diário é possível encontrar textos de cunho informativo e textos opinativos: “No seu perfil moderno e contemporâneo, o jornalismo situa o editorial na dimensão opinativa (ao lado de qualquer comentário assinado), e o resto do que se publica na dimensão noticiosa” (BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. As técnicas do Jornalismo. Pg.98. Editora Ática: 1990).
Destaca-se como elemento de identificação de um editorial jornalístico:
“Os jornalistas, como todas as pessoas, avaliam o valor da notícia que pensam haver nos eventos. Que tipos de eventos as pessoas julgam ter maior valor de notícia? Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade” (SHOEMAKER, Pamela J. e VOS, Tim P. Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia. Pg.42).
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
Dois times de futebol se enfrentaram em uma final de campeonato. Independentemente do resultado esportivo, é praxe o envio de repórteres aos clubes no dia seguinte à partida para realizar entrevistas ou colher informações relativas ao pós-jogo. O editor de esportes destaca então os ângulos a serem abordados na cobertura dos repórteres e sugere perguntas.
O procedimento acima descrito é conhecido pelo seguinte termo jornalístico:
A imagem é parte da natureza da televisão, mas na TV o texto noticioso também tem lugar garantido, pois