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Marilda Iamamoto (2009, p.1) afirma que: O ponto de partida da análise é o de que a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social. Considerando essa perspectiva do debate/desafios contemporâneo na profissão diante da Questão Social, afirma-se que: I. Um dos desafios mais agudos para o futuro da formação profissional é a proliferação autorizada pelo Estado de cursos de graduação presencial e a distância sem o mínimo de qualidade. II. As conquistas teórico-metodológica e políticas esbarram num cenário de políticas neoliberais que ameaçam às conquistas da Constituição de 1988, empurrando os profissionais para a precarização do trabalho e das condições das políticas sociais. III. Necessidade de descolar a luta profissional realizada através das entidades da categoria, das lutas gerais, dadas as diferenças político-partidárias do escopo das lutas sociais. V. Priorizar o aprofundamento do conhecimento técnico instrumental para não perder espaço no mercado de trabalho profissional.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
O Código de Ética do Assistente Social (Lei 8622/93) estabelece entre os princípios fundamentais: I. Defesa intransigente dos direitos humanos. II. Liberdade como valor ético central. III. Igualdade entre as classes sociais. IV. Equidade e justiça social. V. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A ética profissional em Serviço Social é uma dimensão específica, determinada por condições sociohistóricas determinadas. Sobre ética profissional é correto afirmar que: I. A ética profissional se objetiva como ação moral, através da escolha no “foro íntimo” do profissional. II. Se objetiva como normatização de deveres e valores, estabelecido através de um Código de Ética. III. A ética profissional orientada por um código de ética, democraticamente consensuado, impede os processos alienadores, garantindo engajamento e mudança. IV. No Serviço Social, o Código de 1986, sofre influência clara de uma tendência neokantiana, sendo necessário reformulá-lo em 1993.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Para BARROCO (2009) “a moral não pertence a nenhuma esfera particular: é uma mediação entre as relações sociais e o indivíduo singular e sua dimensão humano-genérica”. Sobre a moral como elemento intrínseco à ética é correto afirmar: I. A história da humanidade prova que há uma constante nos valores morais como o passar do tempo. Há um processo de reprodução históricas dos valores humanos universais. II. Aparece quando os homens já adquiriram um certo grau de consciência, superando sua condição natural e instintiva. III. O ato moral supõe a adesão consciente e voluntária dos indivíduos aos valores éticos e às normas morais. IV. Na sociedade burguesa a moral desempenha uma função revolucionária devido chocar valores revolucionários aos valores conservadores.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Sobre o sigilo profissional, estabelecido no Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), é correto afirmar que: