Filtrar


Questões por página:
Não constitui competência do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS):

O debate acerca do que se tem denominado projeto ético-político do Serviço Social inicia-se na transição da década de 70 para a de 80, período que, segundo José Paulo Netto, se caracteriza pela recusa e pela crítica ao conservadorismo profissional.

Marque a alternativa que caracteriza este projeto.

No texto, é possível reconhecer a “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”. Nesse sentido a dimensão normativa do projeto ético e político do serviço social refere-se à
Sobre a defesa dos direitos humanos (DH), as informações apresentadas no texto indicam que
“A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. Essa força transformadora, que torna real o que era somente possível e que se achava apenas latente como possibilidade, é o que faz surgir um movimento antirracista, uma luta contra a discriminação sexual ou de classe social, uma resistência à tirania e a vitória contra ela”.
A leitura cuidadosa do texto permite considerar verdadeiras as seguintes afirmações:
I A liberdade se constitui princípio do código de ética de 1993.
II A liberdade é somente um assunto teórico, pois a compreensão da necessidade basta para que o homem seja livre.
III A liberdade se apresenta como um dado da experiência imediata ou como uma convicção inquebrantável que não pode ser destruída pela existência da causalidade.
Estão corretos os itens