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Atualmente, o perfil de um bibliotecário de referência não considera apenas a educação ou o tratamento cordial à comunidade de usuários, é preciso prever suas necessidades, surpreender e ir além de suas expectativas. Também é necessário estabelecer um canal de comunicação no qual as críticas e sugestões sejam transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Os usuários esperam mais do que cortesia, querem serviços que atendam ou superem suas expectativas. O atendimento de qualidade é um serviço que pode ser considerado eficiente quando proporciona satisfação e as necessidades são prontamente atendidas.
Diante dessa importante mudança do perfil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, as competências necessárias que o bibliotecário de referência deve ter:
( ) Conhecimento do acervo existente, de repositórios e fontes bibliográficas das áreas de conhecimento demandadas pelos usuários e grupos de pesquisa institucional, associado ao uso de ferramentas de busca bibliográfica adequadas ao perfil de pesquisa institucional.
( ) Fortalecimento do network com membros de comunidades relacionadas às áreas de interesse institucional e dos usuários, a partir da análise das redes de cooperação e compartilhamento de dados e informações científicas disponíveis.
( ) Gestão da informação focada nas demandas dos usuários, compartilhando com os demais setores a identificação dos temas mais pesquisados e as demandas informacionais dos projetos institucionais e suas necessidades informacionais, como, por exemplo, a bibliografia utilizada nos cursos e nas linhas de pesquisa institucional.
( ) Desenvolver um relacionamento mais próximo com alunos, professores e comunidade em geral, orientando e mediando o processo de busca e recuperação da informação que, associado à capacitação de usuários, garantirá a formação de pesquisadores autônomos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Ao buscar um bibliotecário no mercado, as instituições têm selecionado profissionais com perfil cada vez mais inovador e conectado com o mundo globalizado da informação e com as novas tecnologias da informação. Essa preferência está diretamente ligada ao conceito de que a capacidade de atendimento de uma biblioteca não deve se limitar ao tamanho de seu acervo. A partir deste conceito, analise as afirmativas a seguir, considerando os aspectos essenciais para um perfil de sucesso para o serviço de atendimento.
I. Inovador - buscar no novo a solução de antigos problemas, propor serviços e produtos diferenciados, customizar informação, buscar novas alternativas, materiais, parceiros e conteúdos para disseminação da informação.
II. Formação continuada - buscar o desenvolvimento de novas competências e habilidades.
III. Menos tecnicista - menor foco nos processos técnicos, utilizando e explorando toda a potencialidade das novas tecnologias para analisar as possibilidades de aplicação em sua biblioteca em prol do usuário.
IV. Interdisciplinaridade - associar-se a profissionais de outras áreas para um trabalho interdisciplinar, usufruindo do conhecimento para o desenvolvimento mútuo.
V. Gestão da informação e do conhecimento - analisar as demandas da produção científica institucional, frente à disponibilidade de informações nas comunidades científicas, captando o máximo de conhecimento produzido por estes segmentos.
Estão CORRETAS as afirmativas: