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Considere uma progressão geométrica com termo inicial igual a 1 e razão igual a 2, e uma progressão aritmética com termo inicial igual a 16 e razão igual a 8. Assinale a alternativa correta sobre os valores dos eventuais termos em comum destas progressões.
Na história da matemática, estudamos os números figurados, por exemplo: triangulares, quadrados, pentagonais e outros. Ao observar a imagem abaixo, que mostra os números triangulares, determine qual a quantidade de pontos dos números T8 + T10.
O valor do número real b para o qual existe uma progressão geométrica cuja soma dos n primeiros termos, para qualquer número inteiro positivo n, é igual a 3n+1 + b é

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.


Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m /[m - 1].

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.


A sequência de Fibonacci 1,1,2,3,5,8,13, …, fn - 1, fn, … foi apresentada no livro Liber Abaci, escrito por Leonardo de Pisa, como solução para um problema sobre a população de coelhos. Essa sequência, desde então, é vastamente estudada por possuir diversas propriedades interessantes, como, por exemplo: a sequência das razões converge para L, solução da equação L² - 2L - 2 = 0.