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Observe o tipo de representação a seguir.
Trata-se de:
Representar a superfície terrestre com a maior precisão possível tem sido um desafio enfrentado pela humanidade desde a Antiguidade. Diante disso, vêm sendo criadas, desde o século XVI e por diversos cartógrafos, as projeções cartográficas, que são técnicas usadas para representar a superfície terrestre num plano, como o mapa-múndi ou planisfério. O termo projeção sugere que continentes, oceanos, mares e demais porções da superfície terrestre são “projetados” num plano, sobre o qual se desenha um sistema de coordenadas geográficas. Observe a imagem da projeção cartográfica a seguir.
“Tal projeção mantém a proporção real entre terras e águas. Possibilita a visão de conjunto da superfície terrestre, associada à esfericidade, graças ao seu ‘formato de coração’. As distorções da forma dos continentes são menores ao longo do Meridiano de Greenwich e do Polo Norte, que estão no centro dessa projeção.” Trata-se de:

Atente para o seguinte excerto: “A cartografia é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível em todas as esferas da aprendizagem em geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as características do território”.
Fonte: CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia (organizadora). Educação e geografia – Teorias e práticas docentes.3ª edição. São Paulo: Contexto,2014. p.45.
O texto interpreta a cartografia escolar como