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Sobre exemplos práticos da utilização de documentos cartográficos no ensino da Geografia, analise as assertivas abaixo:



Imagem associada para resolução da questão



Está INCORRETO o que se afirma apenas em
As projeções de Mercator, Miller, Berhmann e Robinson são aplicadas à representação do mundo. Para representar o Brasil, utilizamos as projeções cilíndrica equatorial de Mercator e policônica. O mapeamento oficial do País, em escala geográfica, é elaborado na projeção policônica, que tem como característica a diminuição da deformação da convergência dos meridianos, mantendo uma melhor representação da Região Sul do País. O mapeamento na escala de 1:1 000 000 é realizado na projeção cônica conforme de Lambert, seguindo o padrão do mapeamentomundial, definido pela ONU. ((INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA, IBGE,2009)

Desta forma, as projeções cartográficas apresentam distorções porquê o(a)(s)

(...)É uma superfície equipotencial do campo da gravidade, ou seja, sobre essa superfície o potencial do campo da gravidade é constante, coincidindo, portanto, com uma superfície de equilíbrio de massas d’água. (INTRODUÇÃO A CARTOGRAFIA, IBGE, 2009)


O texto se refere à (ao)

(Concurso Milagres/2018) Segundo Martinelli (“Mapas da Geografia e Cartografia Temática”,2014), a representação gráfica consiste em transcrever 3 relações fundamentais: diversidade, ordem e proporcionalidade. As variáveis visuais têm propriedades perceptivas que toda transcrição gráfica deve levar em conta para traduzir adequadamente essas 3 relações. Marque a opção INCORRETA sobre as variáveis visuais.
(Concurso Milagres/2018) Para Almeida e Passini (“O Espaço geográfico: ensino e representação”, 2015), ler mapas é um processo que começa com a decodificação, envolvendo algumas etapas metodológicas, as quais devem ser respeitadas para que a leitura seja eficaz. Marque a alternativa INCORRETA em relação a essa metodologia.