Filtrar


Questões por página:
Representação plana, com maior quantidade de detalhes e escalas muito grandes; normalmente para representar áreas pequenas. A definição acima corresponde a:
Uma projeção cartográfica é a base para a construção dos mapas, pois ela constitui uma rede de paralelos e meridianos, sobre a qual os mapas poderão ser desenhados. No entanto, os modos de obtenção desta malha de linhas são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. Assim, são várias as projeções cartográficas possíveis, cada uma possuindo determinadas características que fazem com que os mapas estejam “certos” ou “errados”.
DUARTE, P. A. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC,2002. (adaptado)
A projeção de Mercator é uma das mais utilizadas. Porém, como qualquer outra possui distorções da realidade. Uma flagrante deformação presente nesse modelo de projeção consiste no fato de
Curvas de nível são linhas que ligam pontos, na superfície do terreno, que têm a mesma altitude (cota). As curvas de nível são representadas no mapa cobrindo uma área, o que permite ao intérprete uma visão mais holística da sinuosidade do terreno, fato que possibilita a identificação de formas geomorfológicas distintas, como vales, divisores de água e outras, conforme se podem verificar na figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
A superfície da Terra é uma superfície curva expressa pelo elipsoide de referência. É relativamente fácil transformar o elipsoide em uma esfera com a mesma superfície: constrói-se, então, um “globo terrestre”. Mas, para passar de elipsoide a um mapa desenhado sobre um plano, é necessário estabelecer entre os pontos do elipsoide e os do plano uma dada correspondência, que gera um grande número de possibilidades de projeções. Algumas são construções geométricas perspectivas a partir de um ponto de vista convenientemente escolhido; as outras são obtidas por cálculo que estabelece uma relação analítica entre o elipsoide e a superfície de projeção.
Fonte: JOLY, F. A Cartografia. Tradução de Tania Pellegrini. Campinas: Papirus,1990.
Uma dada projeção cartográfica utiliza, no processo de representação, uma propriedade específica, caracterizando-se como
Uma projeção cartográfica é a base para a construção dos mapas, pois ela constitui uma rede de paralelos e meridianos, sobre a qual os mapas poderão ser desenhados. No entanto, os modos de obtenção desta malha de linhas são os mais diversos, cada qual gerando certas distorções e evitando outras. DUARTE, P. A. Fundamentos da cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC,2002. (adaptado)
A partir do fragmento de texto acima, compreende-se que cada projeção, de acordo com as propriedades adotadas, conserva certas características do espaço representado em detrimento de outras, a exemplo das projeções conformes, que mantém a verdadeira forma das áreas a partir da preservação dos seus ângulos. Essa propriedade está presente em qual das representações?