Filtrar


Questões por página:
“Os mapas em anamorfose consistem em representações diferenciadas do espaço geográfico, que se bem utilizadas, podem contribuir e enriquecer o processo de ensino aprendizado da disciplina geográfica, permitindo ainda uma boa apropriação e compreensão espacial dos educandos” (ZUCHERATO; FREITAS,2014). Em relação aos mapas em anamorfose e seu uso em sala de aula, assinale a alternativa correta.
Acerca das características do sistema de projeção Universal Transversa de Mercator (UTM), adotado pelo Sistema Cartográfico Brasileiro, assinale a opção correta:
Um mesmo mapa temático pode ser classificado quanto ao modo de expressão, quanto a escala e conteúdo além do modo de implantação, variável visual e nível de organização. (ARCHELA, THÉRY,2008).
Analise as afirmativas abaixo sobre os tipos de variáveis visuais utilizados em mapas temáticos e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Forma. ( ) Tamanho. ( ) Cor. ( ) Valor. ( ) Linear. ( ) Zonal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Ao olhar a posição dos sete continentes em um mapa, é fácil supor que são fixos. No entanto, já estiverem reunidos em uma única massa, um supercontinente chamado de:
“A cartografia social tem se configurado como uma importante metodologia participativa para o engajamento político e social de comunidades tradicionais e grupos sociais fragilizados social e economicamente.”
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e Geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia,2017.
Sobre o tema geográfico apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a cartografia convencional privilegia o espaço euclidiano, o território enquanto estado-nação, a precisão e a pretensa neutralidade, a cartografia social prioriza o espaço vivido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. II. É na troca horizontal de saberes entre pesquisadores, técnicos e sujeitos sociais, que se alicerça a produção e o conhecimento sobre o território. Por isso, utilizam-se metodologias qualitativas em detrimento das quantitativas. Neste aspecto, quanto mais as comunidades se apropriam das tecnologias e metodologias do mapeamento, menor será sua autonomia e fortalecimento. III. Na Cartografia Social, produzir o mapa é reconhecer-se como sujeito de direito ao território e uma maneira de apropriá-lo.
Está correto o que se afirma em