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A tensão política entre os projetos profissionais revelou-se no momento em que surgiu uma oposição ao tradicionalismo profissional, vertente praticamente hegemônica no serviço social brasileiro até os anos de 1960, com o qual se estabeleceu uma ruptura no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS).
Pensar o projeto profissional supõe articular uma dimensão pluralista, na qual todas as tendências profissionais são tidas como supostamente paritárias, e uma dimensão corporativa centrada na autodefesa dos interesses específicos.
Acerca das diferentes práticas exercidas pelo assistente social, julgue o próximo item.
A consolidação do projeto ético-político-profissional no serviço social a partir da década de 80 do século passado propiciou a construção de práticas educativas fundadas no estabelecimento de vínculos e compromissos com as conquistas da classe trabalhadora.
No que se refere às diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, julgue o item que se segue.
Os cursos de graduação em serviço social ressentem-se da ausência de atividades interdisciplinares devido ao fato de que as diretrizes curriculares para esses cursos conceberam o projeto de formação profissional embasado em três núcleos — fundamentos teórico-metodológicos do serviço social, fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional — que, conceitualmente, deveriam se inter-relacionar, mas que, na prática, se desenvolvem de modo independente.
No que se refere às diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, julgue o item que se segue.
Em consonância com a modernidade, as atuais diretrizes curriculares consideram que o assistente social é o profissional que atua nos problemas sociais, implementando propostas para sua resolução por meio de ações sociais civis e públicas.