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PASSOS, I. A. V.; RESENDE, L. M. G. (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. In: Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas: SP: Papirus,2013. (adaptado)
Na perspectiva do texto acima sobre os pressupostos norteadores do PPP, avalie as afirmações a seguir:
I. Pautada no pressuposto filosófico/sociológico, o PPP em sua construção deve considerar a educação como compromisso do poder público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo.
II. Em sua elaboração, com base no pressuposto epistemológico, o PPP deve levar em consideração que o conhecimento é construído e transformado coletivamente, portanto deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber.
III. Pautado no pressuposto didático/metodológico, o PPP em sua estruturação e sistematização do processo de ensino e aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidarias e democráticas.
É CORRETO o que se afirma em:
MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Sema Garrido (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. In: Projeto Político Pedagógico: uma explicação necessária. 2.ed. Araraquara, Ceará: UECE,2018. (adaptado).
Considerando o tema apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. O PPP reflete a cultura escolar, os valores e os princípios que as pessoas trazem inevitavelmente no momento de sua elaboração e desenvolvimento.
II. Como instrumento político pedagógico pressupõe a escolha de um referencial teórico que norteará as práticas educativas, cujos pressupostos filosóficos consiste nas concepções sobre a sociedade, o homem e a educação, entre outros elementos e relações.
III. A elaboração do PPP, seu desenvolvimento e avaliação somente se tornarão possíveis mediante a relativa autonomia da escola, da formação, da prática de seus profissionais e da capacidade de delinear sua própria identidade.
IV. O PPP direciona tanto a organização do trabalho pedagógico da escola em sua totalidade como à organização da sala de aula.
V. Como ação política intencional à democratização do ensino o PPP deve eximir das diretrizes, metas e estratégias no que dispõe o Plano Nacional de Educação.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.
VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.
Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.
I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.
II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.
II. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.
IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.
V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
É correto apenas o que se afirma em:
Pensar os ideários educacionais sob a égide da emancipação humana e educativa implica no reordenamento da organização do trabalho da escola, o que releva a importância do projeto político pedagógico, como ação firmada na concepção de sociedade, educação e escola. Enfim, delineado, discutido e assumido coletivamente enaltece a função de coordenar as ações escolares e alcance das finalidades político-pedagógico.
VEIGA, Ilma P. A. (Org.) Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico.13ª. ed. Campinas, SP: Papirus.2008.
Considerando o texto apresentado e as concepções epistemológicas sobre a temática em foco, avalie as afirmações a seguir.
I. A priori, a elaboração do projeto político pedagógico parte das reflexões e investigações da comunidade sobre crenças, convicções, conhecimento da realidade escolar e do contexto social e científico.
II. Como documento para emancipação humana, o projeto político pedagógico em sua elaboração deve desconsiderar os fundamentos de caráter normativo e prescritos na forma das legislações.
III. O processo de construção do projeto político pedagógico é um passo fundamental na conquista da autonomia de uma instituição educativa em suas dimensões administrativa, financeira, jurídica e pedagógica.
IV. O projeto político pedagógico é um documento teórico, técnico e burocrático cujo compromisso central é o ordenamento das tarefas cotidianas da equipe escolar.
V. No que tange a concepção como projeto político pedagógico de qualidade, o mesmo deve apresentar, entre outras, a seguinte característica: explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
É correto apenas o que se afirma em:
I. O cotidiano escolar, enquanto locus de produção de subjetividades e reconfiguração de relações de poder, transcende a função reprodutivista da instituição, operando como espaço dialógico de ressignificação de saberes e culturas.
II. A ação docente, ancorada em uma prática pedagógica reflexiva, permite que o professor atue como mediador e transformador, articulando currículo, realidade sociocultural e transposição didática crítica, em contraposição a modelos instrucionais verticalizados.
III. O projeto pedagógico, para garantir equidade e eficiência na aprendizagem dos estudantes, deve priorizar procedimentos didáticos unificados e a adesão a diretrizes curriculares mais centralizadas, minimizando divergências metodológicas entre os docentes.
Quais estão corretas?