Filtrar


Questões por página:
Em um projeto para um edifício situado em uma região tropical úmida e de alta densidade urbana, assinale a alternativa que apresenta a melhor solução para adequar o edifício às características geoclimáticas do sítio.

O desenvolvimento de um projeto arquitetônico de edificações prevê etapas, cuja sequência e cuja abrangência permitem o dimensionamento do tempo e o escopo das atividades a serem desenvolvidas, possibilitando o cálculo adequado da remuneração básica dos serviços a serem contratados. Tal cálculo vai embasar propostas profissionais a serem elaboradas pelos arquitetos e urbanistas, além de viabilizar a montagem de cronogramas físico-financeiros que fundamentam esse cálculo.


Nesse sentido, o projeto de aprovação é caracterizado como a(o)

Observe a figura a seguir, a qual apresenta a planta baixa de um lavabo de uma edificação.


Imagem associada para resolução da questão


Tomando por base essa planta, pode-se afirmar que a altura do peitoril da janela J1, e sua altura e largura valem, respectivamente:

Ao criar o modelo para a elaboração do programa de manutenção preventiva de uma edificação, o arquiteto identificou a periodicidade necessária a cada componente da edificação.
Correlacione a periodicidade com os respectivos componentes, apresentados abaixo:

1- a cada semana;
2- a cada mês;
3- a cada ano.
( ) rejuntamentos e vedações;
( ) reservatório de água potável;
( ) pressurização de escada;
( ) ralos, grelhas, calhas e canaletes;
( ) sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
( ) impermeabilização;
( ) bombas de incêndio.


A sequência correta é:
Um arquiteto foi incumbido de elaborar o projeto de dois tipos de espaços fechados para apresentações culturais: um auditório, cuja fonte sonora será a palavra falada, e uma sala de concertos, que terá a música como fonte sonora. Considerando que essas fontes se diferenciam entre si, analise as afirmativas a seguir:


I. Enquanto, para a palavra falada, o crescimento e a sequência das reflexões sonoras são importantes, para a música a propagação e o decaimento sonoros também são essenciais.


II. Os ambientes com plantas baixas menores podem representar para a música excesso de reflexões e grande tempo de reverberação, e o grande espaço para a palavra falada pode significar pequeno tempo de reverberação e baixa intensidade sonora.


III. A previsão de superfícies móveis, de forma que possam ser alterados o volume, a forma da planta e os materiais do ambiente, representa uma solução para espaços de múltiplos usos, que têm como fonte tanto a palavra falada como a música.


Está correto o que se afirma em: