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Concurso:
Prefeitura de Cubati - PB
Disciplina:
Enfermagem
A Carta de Ottawa define “promoção da saúde” como o processo de qualificação da comunidade para desempenhar uma melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior ação no controle desse processo. Dessa forma, o profissional de enfermagem desenvolve ações estratégicas na equipe de saúde, a fim de atender a promoção da saúde e a prevenção de doenças da população atendida. Como ferramenta dessas ações, pode-se destacar o/a:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Para fatores sociais, utilizam-se as Determinantes Sociais de Saúde que se referem a acontecimentos, fatos, situações e comportamentos da vida:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
L. A. M., enfermeira da unidade ambulatorial de pacientes cardiológicos, realizou com a equipe e/ou com os usuários do serviço as seguintes práticas educativas no último mês:
1) Orientação a cada um dos usuários da unidade acerca da importância dos tratamentos não farmacológicos, como alimentação e prática de exercícios físicos. Para tanto, respeitou a singularidade dos sujeitos e analisou todos os fatores que poderiam interferir nesse processo educativo, como, por exemplo, os determinantes sociais.
2) Realização da ação educativa com os profissionais do setor relacionada à temática do trabalho em equipe, tendo em vista a identificação desse problema por parte do pessoal. A enfermeira buscou valorizar o conhecimento de cada membro do grupo, além de estimular que os profissionais realizassem uma análise crítica-reflexiva sobre o problema, de forma a transformar a realidade daquela unidade.
3) Oferecimento de atividade educativa voltada à utilização do novo aparelho de eletrocardiograma que foi adquirido pela unidade. A referida atividade aconteceu com todos os profissionais de enfermagem do setor em um encontro único.
As três ações são exemplos, respectivamente, das seguintes práticas educativas:
1) Orientação a cada um dos usuários da unidade acerca da importância dos tratamentos não farmacológicos, como alimentação e prática de exercícios físicos. Para tanto, respeitou a singularidade dos sujeitos e analisou todos os fatores que poderiam interferir nesse processo educativo, como, por exemplo, os determinantes sociais.
2) Realização da ação educativa com os profissionais do setor relacionada à temática do trabalho em equipe, tendo em vista a identificação desse problema por parte do pessoal. A enfermeira buscou valorizar o conhecimento de cada membro do grupo, além de estimular que os profissionais realizassem uma análise crítica-reflexiva sobre o problema, de forma a transformar a realidade daquela unidade.
3) Oferecimento de atividade educativa voltada à utilização do novo aparelho de eletrocardiograma que foi adquirido pela unidade. A referida atividade aconteceu com todos os profissionais de enfermagem do setor em um encontro único.
As três ações são exemplos, respectivamente, das seguintes práticas educativas:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
Fazem parte das ações prioritárias da Política Nacional de Promoção da Saúde, EXCETO:
Disciplina:
Enfermagem
As pessoas, geralmente, ensejam a partir do nascimento uma expectativa de vida no decorrer do dia a dia, associando ao número aproximado dos anos vividos dos nascidos no ano e na qualidade de vida.
A expectativa de vida é um indicador da qualidade de vida ligada ao índice de
A expectativa de vida é um indicador da qualidade de vida ligada ao índice de