Filtrar


Questões por página:
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) são estabelecimentos que materializam as lógicas de proteção social básica para as famílias, em distintos territórios brasileiros. É referendado como uma “porta de entrada” da Política de Assistência Social sendo, também, estratégia de promoção e prevenção sociofamiliar, com vistas à superação de diferentes contextos e realidades vulneráveis. Os assistentes sociais fazem parte da equipe de referência dos CRAS. Além das normativas e orientações atinentes, há um direcionamento sobre esse trabalho profissional a partir da publicação, em 2007, dos “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social” pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Nessa direção, considerando as particularidades do trabalho profissional dos assistentes sociais nessas unidades de proteção social, é possível afirmar:

Julgue o item subsequente.


É dever de todo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento desenvolver, obrigatoriamente, a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território. O CRAS deve ofertar também o PAIF, independentemente da fonte de financiamento.

Julgue o item subsequente.


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Julgue o item subsequente.


Uma especificidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executado junto às crianças de 0 a 6 anos é que a criança sempre estará acompanhada de seu(sua) cuidador(a), que é, em geral, um(a) familiar.

Julgue o item subsequente.


O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública de apoio às pessoas que sofreram maus tratos ou algum tipo de violência. No CRAS, a vítima de violência pode receber atendimento médico especializado de logo prazo, além de tratar enfermidades resultantes de acidentes domésticos.