Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada responsável pelo registro e controle do cadastro de prestadores de serviços especializados da Administração Municipal.

II. Para cumprir com efetividade seus objetivos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deve impedir que as famílias usuárias de seus serviços tenham o direito de conhecer o nome e a credencial de quem as atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS, por exemplo).


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O CREAS é uma unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços aos indivíduos e às famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social e que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.

II. O CRAS é um local público onde são oferecidos os serviços de assistência social, assistência à saúde e diagnóstico familiar. O acesso aos serviços do CRAS é um direito exclusivo dos cidadãos brasileiros com família residente no mesmo endereço há mais de seis meses.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Para cumprir com efetividade seus objetivos, o Centro de Referência de Assistência Social deve assegurar às famílias usuárias de seus serviços o direito de receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial.

II. O acolhimento social é um processo de intervenção profissional que envolve a escuta social qualificada. Através dessa técnica, o assistente social busca agravar e ampliar o problema de determinada situação no âmbito individual, ou seja, busca-se a redução da qualidade de vida dos cidadãos.


Marque a alternativa CORRETA:

São Serviços de Proteção Social Básica, EXCETO:
De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social, as proteções sociais básica e especial devem ser ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação. Dessa forma, indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial devem ser atendidos no/a: