Filtrar


Questões por página:

Considerando aspectos relativos a mensuração de ativos, redução a valor recuperável, provisões e tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições, julgue o seguinte item.


Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, sendo representados por contas de controle que não aparecem no balanço patrimonial, enquanto as provisões são reconhecidas pela contabilidade pública.

Acerca de temas de contabilidade geral, julgue o item que se segue.


Considere que uma empresa contraiu uma obrigação contratual relacionada a serviços prestados, a qual exigirá um pagamento, mas a data de liquidação não está definida e o valor é incerto. Nessa situação, em função das incertezas apresentadas, a entidade deve abster-se de reconhecer contabilmente tal obrigação, visto tratar-se de um passivo contingente.

Quando o ativo é menor do que o passivo, pode-se dizer que existe:
As obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto, recebem a seguinte denominação:
Provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto, reconhecida quando a entidade tem uma obrigação presente como resultado de evento passado; seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.
Para fins de reconhecimento de provisão, cumpre(m) corretamente os requisitos acima descritos: