Filtrar


Questões por página:
Em 02/01/2017, uma entidade foi acionada na justiça por um antigo funcionário, que cobrava R$ 20.000 por danos morais. A entidade considerou como provável a perda da causa e reconheceu os R$ 20.000 em seu passivo, com base no valor presente da obrigação.
Em 31/12/2017, a entidade ajustou a provisão a valor presente, utilizando a taxa de 10%.
Assinale a opção que indica o correto reconhecimento do ajuste a valor presente da provisão.

Com relação ao tratamento contábil de ativos, passivos e tributos, julgue o item a seguir.


Os passivos contingentes devem ser reconhecidos em contas patrimoniais, independentemente de sua natureza ou do fato que lhes deu origem.



Com relação ao tratamento contábil de ativos, passivos e tributos, julgue o item a seguir.


A obrigação que envolve incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro para sua extinção deve ser registrada nas contas de provisão.

Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito das provisões e passivos e ativos contingentes.


Determinada entidade enfrenta uma ação trabalhista por pagamento de horas extras e, segundo avaliação do departamento jurídico da empresa, essa ação tende a ser vencida pelos funcionários, desfecho usual de situações similares. Nessa situação, a empresa deve provisionar o valor provável da obrigação respectiva, divulgando o fato em suas notas explicativas.

Com relação ao conceito e aos critérios de avaliação de despesas antecipadas, julgue o item que se segue.


As despesas antecipadas representam direitos que serão realizados em dinheiro no futuro e que estão sujeitos a provisão para perdas no seu valor recuperável.