Filtrar


Questões por página:
De acordo com Rey (2007), sobre a psicoterapia individual: “O modelo de psicoterapia dominante na psicanálise freudiana, e que se estendeu praticamente a todas as formas de psicoterapia na primeira metade do século XX, foi a da psicoterapia individual.” (p.69). Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. A psicoterapia individual diz respeito à situação de consultório, no qual o processo terapêutico estava voltado à superação do problema.

II. A psicoterapia, compreendida dessa maneira, não fazia parte de um saber clínico individual orientado pelo conceito de patologia mental.

III. A patologia leva à desconsideração do diferente, contudo, a subjetividade é necessariamente singular e impossível de ser pensada dentro de normas gerais.

Estão corretas as afirmativas:

“Foi definida por Freud como uma reação paradoxal que surge no curso da análise, pois justamente quando o paciente está fazendo sensíveis progressos, é quando ele começa a piorar.” (ZIMERMAN, D.2004:103) No que diz respeito à definição acima, assinale o conceito ao qual está associada.

Em relação ao conceito de transferência, marque V para verdadeira ou F para falsa nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


(__) A transferência, no tratamento analítico, aparece, desde o início, como a arma mais forte da resistência.

(__) As características da transferência não devem ser atribuídas à neurose, mas sim à própria psicanálise.

(__) Contratransferência é o termo utilizado para descrever a transferência negativa ou a transferência positiva de impulsos eróticos reprimidos.

(__) A transferência está diretamente relacionada às primeiras relações do sujeito.

(__) Os fenômenos da transferência prestam o inestimável serviço de tornar imediatos e manifestos os impulsos eróticos e ocultos do paciente.

No que diz respeito aos aspectos estruturais e dinâmicos das neuroses e perversões, assinale a alternativa CORRETA.

“Para a psicanálise, a criança está submetida ao processo de construção do Outro, Freud chamava a criança de perverso polimorfo, isto é, ainda sem uma estrutura definida, precisando da lei do Outro para recalcar e frear sua pulsão destrutiva. Assim a função paterna é fundamental e deve ser exercida por quem dela se autorizar”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito estudado por Lacan que diz respeito ao fracasso desse processo.