Filtrar


Questões por página:
Analise os casos abaixo e correlacione-os com as teorias da personalidade.1- Psicanálise 2- Gestalt 3- Comportamental 4- Abordagem Centrada na Pessoa ( ) Ana encontrou sua amiga Maria em uma festa de aniversário e ficou muito feliz. Direcionou toda a sua atenção para a amiga querida, conversando bastante com ela. Quando voltou para casa, sua mãe perguntou-lhe como estava decorada a festa e Ana não soube responder à pergunta da mãe, pois disse não ter prestado atenção a isso, mas sabia descrever toda a roupa de Maria. ( ) Pedro, de 5 anos, não gostava de escovar os dentes antes de se deitar, mas sempre pedia à mãe que lhe contasse uma história antes de dormir. Ela o ignorava e, se ele escovasse os dentes, atendia à solicitação do filho, sem mencionar nada a ele. Assim Pedro aprendeu que é correto escovar os dentes antes de dormir. ( ) Enquanto orientava sua aluna Rosa, a professora Marta a chamou de Rita. Ao perceber que havia trocado o nome da aluna, ficou surpresa e disse não ter entendido o que aconteceu, pois costumava ter excelente memória. ( ) Paulo é uma criança de 4 anos de idade que a professora considera como um menino em processo de desenvolvimento, que pensa, sente, tem ideias e formula hipóteses sobre os objetos e fatos do mundo. Por isso a professora costuma fazer uso de sua experiência para criar circunstâncias que favoreçam a aprendizagem de Paulo. A sequência correta, de cima para baixo, é
Para pacientes que sofrem de transtornos alimentares, disfunções sexuais, autismo e transtorno do pânico, qual é a abordagem terapêutica mais adequada?
Como se sabe, consoante a Psicanálise, o mecanismo defensivo básico predominante, ativado a partir do conflito edípico e do seu desfecho, determinará o tipo de construção psíquica:
No que se refere à Psicanálise e às principais funções do pai na família, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Estabelecer uma clara divisão de papeis que possibilite à criança desenvolver uma identidade sexual definida.
II – Não intervir nas relações mãe-filho de modo a permitir o desenvolvimento de relações objetivas saudáveis.
III – Não permitir que os modelos das famílias de origem do casal sejam reproduzidos no sistema familiar em que a criança está inserida.
Na psicologia junguiana, a personalidade como um todo é denominada psique. Esta palavra de origem latina significava originalmente “espírito” ou “alma”, mas atualmente vem sendo usada no sentido de mente. Jung mostra, através desse conceito, a sua crença de que, o ser humano é, primordialmente, um todo e não uma reunião de partes que foram acrescentados à medida que as experiências de vida fossem vivenciadas ou o aprendizado fosse concretizado. Para Jung, arquétipo é/são: