Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
mostrar texto associado
A exploração do inconsciente e a ideia de que o indivíduo é motivado por impulsos são contribuições de Sigmund Freud para a teoria da personalidade.
Considerando que, no campo da psicologia moderna, os estudos da personalidade baseiam-se em duas tradições, a clínica da psicoterapia e a científica da pesquisa empírica, julgue os itens que se seguem, com relação às teorias da personalidade.

Ao enfatizar o empenho consciente e o self criativo, Alfred Adler se contrapôs ao determinismo inconsciente de Freud.
Anna Freud, primeira psicanalista a tomar a adolescência como um tema específico de investigação, acredita que o desequilíbrio estabelecido na tensa relação entre o id e o ego decorre do incremento de energia que o primeiro recebe, em decorrência das transformações fisiológicas previamente determinadas, sendo a saúde mental baseada, em última instância, na harmonia entre as forças psíquicas. Os “distúrbios do equilíbrio mental” próprios da adolescência não configuram, para esta autora, uma patologia, mas representam a própria condição de normalidade, uma vez que a sustentação de um equilíbrio
mostrar texto associado

Com base na situação hipotética acima apresentada e nas diferentes teorias da personalidade, julgue os itens a seguir.

Com base na teoria analítica de Jung, Márcia tem um forte complexo materno, cuja personalidade é dominada pelas figuras femininas de sua convivência, sua mãe e sua avó, que estão sempre determinando suas concepções de vida.

mostrar texto associado

Com base na situação hipotética acima apresentada e nas diferentes teorias da personalidade, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria psicanalítica, Márcia apresenta uma estrutura neurótica, manifestada por uma demanda de amor. Essa estrutura neurótica impõe restrições em sua vida, como a limitação no seu ir e vir e uma tentativa de não confrontar-se com as perdas inerentes à sua fase de vida.