Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A personalidade depressiva manifesta-se por pessimismo, seriedade excessiva - sendo o sujeito incapaz de demostrar alegria ou relaxamento -, passividade, indecisão e ceticismo. O sujeito é, normalmente, muito crítico e queixoso, desinvestido dos laços sociais e apresenta estados depressivos severos recidivantes. O trabalho terapêutico, nesse caso, deve-se basear nas crenças disfuncionais quando a autoestima parece ligada a uma devoção excessiva que leva o sujeito a negligenciar o prazer.
mostrar texto associado
A personalidade anancástica aproxima-se da personalidade antissocial no que se refere ao desrespeito às obrigações e normas sociais. As pessoas com esse tipo de personalidade são emocionalmente frias, formais e intelectualizadas, e, mesmo com a família, costumam ser reservadas e inflexíveis. Apesar disso, nas primeiras consultas psicológicas, mostram-se amáveis e cooperativas.
mostrar texto associado
Um sujeito com personalidade antissocial desrespeita as normas, manipula os outros em proveito próprio e, sem sentir-se culpado, tem frequentes problemas legais e criminais. O sujeito obsessivo, ao contrário, é extremamente escrupuloso e respeitoso em relação às normas. A abordagem terapêutica para ambos os casos deve começar por um estudo completo da biografia do paciente.
mostrar texto associado
O psicólogo, durante o psicodiagnóstico, por tratar da vida psíquica do ser humano, deve verificar se o paciente possui recursos psíquicos para abordar suas questões mais difíceis ou se ele está necessitando de psicofármacos.
mostrar texto associado
Uma exigência ideal do ponto de vista ético, mas que dificilmente é colocada em prática, é a atualização profissional em relação ao conhecimento científico, assim como a familiarização com as técnicas e suas respectivas potencialidades e limites interpretativos no psicodiagnóstico.