Filtrar


Questões por página:
Há várias teorias para a compreensão da Saúde Mental do Trabalhador. As principais são: Teoria do estresse, Psicodinâmica do trabalho, Epidemiologia e Teoria da subjetividade (TOLFO et al.,2020).
Considerando as principais formas de intervenção realizada por cada abordagem, associe as COLUNAS I e II, a seguir:
COLUNA I
(1) Teoria do estresse (2) Psicodinâmica do trabalho (3) Epidemiologia (4) Teoria da subjetividade
COLUNA II
( ) Entrevistas ( ) Escalas, questionários e escuta do sujeito ( ) Escuta do sujeito ( ) Questionários
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
mostrar texto associado
No Brasil, de acordo com a Lista de Transtornos Mentais e do Comportamentos Relacionados com o Trabalho, instituída pela Portaria nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, o burnout é reconhecido como uma doença relacionada ao trabalho. Para que o psicólogo consiga identificar essa síndrome e diagnosticá-la, é preciso valorizar os sintomas do indivíduo, a análise da origem desses sintomas, a diferenciação com respeito a outros processos similares, a avaliação da intensidade e da frequência da manifestação desses sintomas no indivíduo e a identificação das fontes de estresse que estão por trás da sintomatologia. Para isso, o psicólogo deve utilizar apenas instrumentos quantitativos de avaliação, com a finalidade de enquadrar o sofrimento apresentado pelo sujeito como correspondente ou não à síndrome e para que a organização possa tomar as medidas cabíveis ao caso.
mostrar texto associado
Criada a fim de avaliar os colaboradores que trabalham em situações de risco, a avaliação psicossocial é um exame que só pode ser feito por profissionais habilitados na área de saúde e ocupação do trabalho. Pelos psicólogos, essa função consiste em analisar o nível de estresse a que os funcionários se submetem para a realização de sua função. Dessa maneira, cabe ao órgão ou entidade contratante (público ou privado), em observância às normas regulamentadoras emitidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, decidir quais aspectos individuais e coletivos do trabalho, ambiente e gestão serão avaliados, assim como os instrumentos adequados à avaliação.
Christophe Dejours é um dos autores que mais contribuiu para a psicopatologia do trabalho não só na França, mas em vários países, inclusive no Brasil. Sobre sua psicologia do trabalho é INCORRETO afirmar que:
mostrar texto associado
Leia o texto 'BURNOUT' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. São características sociais que contribuem para o desencadeamento do burnout o suporte social, o suporte familiar, a cultura e o prestígio, de acordo com o texto.
II. Uma das ideias que o texto apresenta ao leitor é a de que a ineficácia, ou o sentimento de incompetência, revela uma autoavaliação negativa associada à insatisfação e à infelicidade com o trabalho.
Marque a alternativa CORRETA: