Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a População em Situação de Rua (PSR) pode ser definida como grupo heterogêneo, mas possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a falta de moradia (Brasil,2023). Na perspectiva da garantia dos direitos, a consolidação da rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas tem ampliado a atuação do psicólogo junto a PSR.
Nessa direção, a dimensão ético-política da atuação do psicólogo junto à PSR é
A psicologia comunitária surge, no Brasil, em meados da década de 60 buscando deselitizar a profissão, por um lado, e por outro buscando a melhoria das condições de vida da população trabalhadora, através da utilização de teorias e métodos da psicologia em comunidades de baixa renda.

Sobre a Psicologia comunitária, analise os itens a seguir:

I. A perspectiva da psicologia comunitária enfatiza que, em termos teóricos, o conhecimento se produza na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação, e em termos de metodologia, utiliza-se sobretudo a pesquisa-participante, a pesquisa-ação e a análise institucional.
II. O papel do psicólogo comunitário é assumir a condição de facilitador da leitura crítica da sociedade em suas múltiplas determinações.
III. A saúde comunitária é um campo de trabalho que surge da compreensão de que a vida é marcada pelas contribuições, cosmovisões e práticas populares de cuidado das cosmovisões ancestrais e dos povos tradicionais, com leituras de populações minoritárias ou em situação de vulnerabilidade, isto é, da vida e dos modos de subjetivação das classes populares.
IV. A psicologia comunitária tem como proposta as metodologias participativas de leitura da realidade, como a observação e a pesquisa participantes, que permitiram a construção do processo de facilitação social, ao mesmo tempo se desenvolve o mapeamento psicossocial e se problematiza a realidade.

Assinale a assertiva CORRETA:
A respeito da atuação do psicólogo em situações de emergências e desastres, analise as afirmativas a seguir:
I. O trabalho de prevenção e atenção primária em saúde mental para a comunidade vulnerável a sofrer desastres naturais não interfere no processo de enfrentamento desses indivíduos ao vivenciarem uma situação de emergência. II. O acompanhamento psicológico da equipe de trabalho que intervém no desastre também é importante, visto que ela lida com situações extremas e imprevistas, que envolvem risco pessoal e responsabilidade com a integridade física e psicológica das pessoas. III. Alguns autores propõem que existem três fases que envolvem o desastre: o pré-evento, o durante e o pós-evento. O psicólogo que atua nesse contexto pode intervir somente durante e após o evento. IV. Na etapa pré-evento, as ações são voltadas para prevenir ou mitigar os futuros danos. Durante o evento, é possível realizar ações emergenciais; e a reconstrução das comunidades é realizada na etapa pós-evento.
É correto o que se afirma
A Psicologia Comunitária é uma aplicação da Psicologia Social para a resolução dos problemas sociais nas comunidades. Os objetivos dos psicólogos em comunidades devem ser:

A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade.

A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale aquela que corretamente apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.