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Diariamente, as escolas brasileiras encaminham alunos para serviços especializados de saúde, com destaque para o atendimento psicológico. As queixas em relação a tais crianças, embora variadas, possuem um padrão comum: as relativas à aprendizagem e ao comportamento. A crescente patologização da infância em processo escolar tem sido foco de preocupação da Psicologia, em especial com o aumento de diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças escolarizadas.
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
O atendimento psicológico na área da educação é um campo que busca promover o bem-estar emocional, social e acadêmico de todos os membros da comunidade escolar. As práticas nessa área variam desde intervenções preventivas até o suporte em situações críticas, focando no desenvolvimento integral dos alunos e na resolução de conflitos. Contudo, nem todas as abordagens aplicadas na psicologia são consideradas modalidades específicas de atendimento educacional.
Qual das seguintes alternativas NÃO representa uma modalidade comum de atendimento psicológico na área da educação?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que orientam a educação básica no Brasil, reconhecendo a importância de diferentes profissionais no ambiente escolar. O psicólogo escolar, nesse contexto, desempenha um papel fundamental ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Sua atuação não se restringe a diagnósticos clínicos, mas visa promover um ambiente saudável, que favoreça o aprendizado, a convivência e o bem-estar de toda a comunidade escolar.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), qual é o papel do psicólogo na escola?
A orientação educacional e profissional é um processo que visa apoiar o indivíduo no reconhecimento de suas habilidades, interesses e valores, facilitando suas escolhas e decisões em relação ao percurso educacional e à carreira. Esse processo tem como foco promover a autonomia e a reflexão crítica, permitindo que o sujeito explore suas potencialidades e tome decisões alinhadas com seus projetos de vida, em um contexto de constantes transformações no mundo do trabalho.
A orientação educacional e profissional tem como objetivo auxiliar o indivíduo na:
Segundo Freitas, Silva e Santos (2016), a relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. No processo ensino – aprendizagem, a relação da afetividade professor/aluno possibilita ao educando avançar em suas hipóteses no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, é CORRETO afirmar que: