Filtrar


Questões por página:
“Na atual legislação educacional do Brasil, crianças com transtornos, distúrbios ou dificuldades de aprendizagem não são consideradas como público da Educação Especial, fazendo com que não tenham direito ao Atendimento Educacional Especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais”.

(OLIVEIRA, Patrícia de, e col. (2020), p.08).


I. As Dificuldades de Aprendizagem têm sido concebidas pelos pesquisadores como uma questão pedagógica e não como uma questão neurobiológica.

II. Para enfrentar e superar as Dificuldades de Aprendizagem, é preciso lançar mão de métodos pedagógicos que façam sentido para a criança em uma contextualização familiar e socioeconômica.

III. Embora Distúrbio e Transtorno sejam fenômenos diferentes, a quinta e última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V (APA, 2013) faz uso de ambos para se referir ao comportamento das crianças que apresentam dificuldades para aprender.

IV. Em relação ao grupo dos Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem, a origem do fenômeno é psicológica e é preciso a avaliação de um profissional da área para o fechamento do diagnóstico.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:
Vygotsky (1896-1934) deixou uma vasta produção para a educação e os processos de ensino e de aprendizagem. Sobre a sua Teoria da Mediação Simbólica, assinale a alternativa INCORRETA.
Ideognóstica, practognóstica, verbal, léxica e operacional são tipos de:
As prtáticas psicopedagógicas devem estar voltadas para uma efetiva inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, sejam elas físicas e/ou cognitivas. No caso da deficiência física, ela pode ser:


I. Temporária - quando tratada, permite que o indivíduo volte às suas condições anteriores.

II. Recuperável - quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas.

III. Definitiva - quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de cura, substituição ou suplência.

IV. Compensável - é a que permite melhora por substituição de órgãos. Por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.


Estão CORRETAS apenas:
São fatores motivadores à aprendizagem dos educandos: