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O atendimento psicológico na área da educação é um campo que busca promover o bem-estar emocional, social e acadêmico de todos os membros da comunidade escolar. As práticas nessa área variam desde intervenções preventivas até o suporte em situações críticas, focando no desenvolvimento integral dos alunos e na resolução de conflitos. Contudo, nem todas as abordagens aplicadas na psicologia são consideradas modalidades específicas de atendimento educacional.
Qual das seguintes alternativas NÃO representa uma modalidade comum de atendimento psicológico na área da educação?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes que orientam a educação básica no Brasil, reconhecendo a importância de diferentes profissionais no ambiente escolar. O psicólogo escolar, nesse contexto, desempenha um papel fundamental ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Sua atuação não se restringe a diagnósticos clínicos, mas visa promover um ambiente saudável, que favoreça o aprendizado, a convivência e o bem-estar de toda a comunidade escolar.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), qual é o papel do psicólogo na escola?
A orientação educacional e profissional é um processo que visa apoiar o indivíduo no reconhecimento de suas habilidades, interesses e valores, facilitando suas escolhas e decisões em relação ao percurso educacional e à carreira. Esse processo tem como foco promover a autonomia e a reflexão crítica, permitindo que o sujeito explore suas potencialidades e tome decisões alinhadas com seus projetos de vida, em um contexto de constantes transformações no mundo do trabalho.
A orientação educacional e profissional tem como objetivo auxiliar o indivíduo na:
Segundo Freitas, Silva e Santos (2016), a relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. No processo ensino – aprendizagem, a relação da afetividade professor/aluno possibilita ao educando avançar em suas hipóteses no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Assim, é CORRETO afirmar que:
Vygotsky (2004) é enfático em afirmar que o homem, ao produzir transformações na natureza, simultaneamente modifica a sua própria natureza. Tal processo pressupõe que as relações de produção, configuradas a certo grau de desenvolvimento das forças produtivas, são as bases das relações sociais em condições sócio históricas precisas. À luz desse pressuposto, é CORRETO afirmar sobre o pensamento sócio histórico que: