Filtrar


Questões por página:

Joana é uma jovem saudável de 28 anos de idade que, para não adoecer, adota uma dieta balanceada, não fuma e pratica atividades físicas diariamente. Ela nunca apresentou doença grave. Maria tem 30 anos de idade, nunca teve doença grave, é tabagista, adiciona sal extra às suas refeições, ingere fritura com frequência e é sedentária. Após ter sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica, Maria, muito assustada com a notícia, expressou sua decisão de mudar suas condutas conforme orientação médica, para manter sua pressão arterial o mais estável possível.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Assinale a opção correta, a respeito da inserção e do trabalho do psicólogo no contexto saúde-doença.
Várias propostas de mudanças — inspiradas pela Reforma Sanitária e pelos princípios do SUS — têm sido esboçadas ao longo do tempo. Essas iniciativas, entretanto, apresentam avanços e retrocessos e seus resultados têm sido pouco perceptíveis na estruturação dos serviços de saúde, exatamente por não promover mudanças significativas no modelo assistencial. Assim, o Programa Saúde da Família (PSF) elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para, a reorientação do modelo assistencial.1997 (com adaptações).
Considerando-se o entendimento do Ministério da Saúde para a implantação da estratégia de saúde da família, é correto afirmar que o PSF

Em diversos contextos institucionais, a perspectiva de construção de um saber interdisciplinar tem se mostrado imprescindível


I. na construção de um laudo psicossocial, quando psicólogo e assistente social irão realizar uma discussão conjunta do caso e chegar a um consenso em relação ao parecer.

II. nas equipes de saúde, quando há a proposta de construção de um plano terapêutico para o paciente, no qual os diversos profissionais irão relacionar seus saberes e buscar a melhor conduta.

III. na realização de reuniões em que os profissionais de diferentes campos de atuação realizem discussões demarcando as diferentes fronteiras do conhecimento dos campos de saberes.


Está correto o que se afirma APENAS em

A morte e o luto fazem parte de diversas temáticas no tocante à abordagem psicológica no cotidiano hospitalar, junto à pessoa doente, à sua família e à equipe multidisciplinar. Nesse contexto, as intervenções