Filtrar


Questões por página:
Segundo o Caderno de Atenção Básica sobre Saúde Mental, do Ministério da Saúde, é correto afirmar que, a substância que tem boa eficácia em quadros crônicos de tiques é:
A partir da Reforma Psiquiátrica [...] inaugura-se um corajoso e potente modo de conceber a loucura e o seu cuidado, assim como se coloca em discussão a relação entre trabalhador de saúde e usuário.” (Ferreira e Silva,2017)
Segundo o texto em destaque, É CORRETO afirmar que a relação entre trabalhador de saúde e usuário, no âmbito da saúde mental, será pautada por:
A neuropsicologia na área de aprendizado e memória tem uma complexidade, mas ao mesmo tempo uma importância nas suas funções neurais. A complexidade da memória diz respeito ao envolvimento de diversos processos de recepção, arquivamento e recordação de informações. Trata-se de uma função multifacetada, envolvendo diversos mecanismos neurais e de fundamental importância para o funcionamento do indivíduo. A capacidade individual de aquirir, reter e resgatar informações de forma consciente permite, teoricamente, utilizar as experiências anteriores como dados para a tomada de decisões. Conforme o indivíduo é novamente submetido a situações similares àquelas já vivenciadas, ele se torna capaz de reconhecer padrões e ter comportamentos coerentes com suas experiências. A partir do fragmento acima, quais são as caraterísticas da memória de longo prazo?
A neuropsicologia da linguagem é uma área ampla que investiga as bases neurobiológicas da linguagem: o processamento cognitivolinguístico. A linguagem é uma habilidade cognitiva bastante complexa, importante para a socialização e a comunicação. Portanto, os distúrbios de linguagem adquiridos, geralmente, interferem em qual área da vida de um ser humano adulto?
É uma doença supostamente exclusiva do Homo Sapiens, tida por alguns autores como o preço que a espécie humana deve pagar por possuir funções cognitivas sofisticadas como a linguagem e a capacidade para gerar, armazenar, desenvolver e transmitir cultura simbólica (Dalgalarrondo,2011, p.424). Essa descrição refere-se à doença de: