Filtrar
179 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 36
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Disciplina:
Pedagogia
A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento.
(Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia]
-da-educacao.adaptado)
O pensamento exposto reflete a teoria de:
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
Sobre desenvolvimento e aprendizagem na escola, afirma-se:
I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.
II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.
IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.
V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.
VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.
Estão corretas as afirmações dos itens
I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.
II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.
IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.
V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.
VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.
Estão corretas as afirmações dos itens
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem é um domínio de teorias psicológicas, as quais consideram os fatos biológicos, neurofisiológicos, culturais, linguísticos e históricos que tornaram possível a nossa experiência humana. Entre as mais conhecidas, destacam-se as teorias behavioristas, cognitivistas, construtivistas e da aprendizagem social. As teorias construtivistas concentram-se
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
O processo de ensino e de aprendizagem é, essencialmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos. Nessa perspectiva, o caráter pedagógico da prática educativa verifica-se como