Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.


Beto apresenta características de transtorno fóbico com início na infância, tais como isolamento, comprometimento da comunicação e choro excessivo.

mostrar texto associado

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.


No que se refere à evolução no grafismo, é correto afirmar que as garatujas apresentadas por Beto, assim como o desenho de unidades isoladas e rabiscos, são categorias de desenhos alcançadas por crianças com até 30 meses de idade.

mostrar texto associado

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.


Conforme o curso esperado do desenvolvimento infantil, Beto teria aprendido a correr antes de desenvolver a habilidade de usar um lápis.

mostrar texto associado

Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.


Em se tratando de desenvolvimento infantil, é correto afirmar que Beto ainda não alcançou, em seu comportamento, a capacidade de planejamento dirigida ao objetivo, visto que tal capacidade só é desenvolvida aos 5 anos de idade.

Segundo René Spitz, analise as afirmativas a seguir:


I. O estágio pré-objetal ou o estágio sem objeto, em que predomina a não diferenciação entre o externo e o interno, entre o eu e o não eu. Isso acontece dentro dos primeiros três meses de vida, em que o bebê é, basicamente, vocal.

II. Estágio precursor do objeto, acontece quando a criança começa o processo de imitar sons de sua mãe. Inicia-se com o tempo o que é chamado de a resposta sorrindo. Essa resposta ocorre quando a criança reconhece o rosto da mãe e sorri para ela. Isso é significativo porque demonstra que houve uma ligação feita no psiquismo por meio da memória. É nessa fase que Spitz descreve o papel central da imitação e da identificação, até mesmo para preparar as condições da próxima fase do desenvolvimento, que culminaria com a aquisição da linguagem.

III. Estágio do objeto libidinal, a partir do período de oito a 15 meses, a criança começa a imitar palavras usadas por sua mãe e “distingue, claramente, um amigo de um estranho” (Spitz,1965/1991, p.111). Essa fase se encerra com o estabelecimento do terceiro organizador psíquico, a aquisição da linguagem.


Assinale a alternativa correta: