Questões de Concurso
Filtrar
280 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 56
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Araçariguama - SP
Disciplina:
Psicologia
Para Piaget, a lógica do desenvolvimento não aparece pronta no organismo, mas possui um desenvolvimento definido por meio do exercício dos reflexos biológicos em direção à construção das estruturas cognitiva. Isso se dá a partir do processo de interação entre sujeito e ambiente. Há, nesse apontamento, a presença de um conceito importante para a obra do autor que pode ser definido como:
"... estratégias de ação generalizáveis, [que] correspondem no comportamento às estruturas biológicas e transformam-se constantemente, evoluindo... até padrıes interiorizados de pensamento..." (Palangana,2015, p.19).
Assinale a alternativa que contém a resposta correta sobre a que conceito se refere a citação:
"... estratégias de ação generalizáveis, [que] correspondem no comportamento às estruturas biológicas e transformam-se constantemente, evoluindo... até padrıes interiorizados de pensamento..." (Palangana,2015, p.19).
Assinale a alternativa que contém a resposta correta sobre a que conceito se refere a citação:
Concurso:
Prefeitura de Araçariguama - SP
Disciplina:
Psicologia
Piaget compreendia o desenvolvimento cognitivo em sua dinamicidade, de forma que a inteligência existe na ação e se modifica em uma sucessão de estágios que possuem gênese, estrutura e mudanças. Assinale a alternativa correta sobre a sequência dos estágios de desenvolvimento segundo o autor:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
A escala de Gesell foi criada com base nas observações detalhadas do desenvolvimento típico de crianças em várias áreas, como motricidade, linguagem, habilidades sociais e habilidades cognitivas. Ela permite que profissionais da área da psicologia e da educação identifiquem o nível de desenvolvimento da criança em relação a faixas etárias específicas. Analise as afirmações a seguir, e indique a alternativa em que todas estão corretas.
I. O objetivo principal é fornecer um meio para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar eventuais atrasos ou desvios em relação ao padrão esperado para cada faixa etária.
II. É útil para detectar problemas potenciais que possam exigir intervenções adequadas, como a estimulação de determinadas habilidades.
III. De acordo com a escala do desenvolvimento, com 40 semanas de vida, espera-se que a criança apresente o comportamento de linguagem de duas “palavras” além de “papá” e “mamã”.
IV. Com 52 semanas de vida, espera-se que a criança coopere com o ato de ser vestida.
V. O uso dessa escala isoladamente do uso de outros métodos já é suficiente para fazer diagnósticos acerca do desenvolvimento infantil.
I. O objetivo principal é fornecer um meio para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar eventuais atrasos ou desvios em relação ao padrão esperado para cada faixa etária.
II. É útil para detectar problemas potenciais que possam exigir intervenções adequadas, como a estimulação de determinadas habilidades.
III. De acordo com a escala do desenvolvimento, com 40 semanas de vida, espera-se que a criança apresente o comportamento de linguagem de duas “palavras” além de “papá” e “mamã”.
IV. Com 52 semanas de vida, espera-se que a criança coopere com o ato de ser vestida.
V. O uso dessa escala isoladamente do uso de outros métodos já é suficiente para fazer diagnósticos acerca do desenvolvimento infantil.
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Psicologia
Para Vigostsky, as funções psicológicas superiores da criança acoplam o comportamento coletivo à experiência interior. Elas tendem, porém, a se alterar conforme:
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Psicologia
A percepção é central para o movimento da personalidade infantil, porque, por meio dela, a criança: