Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão

Com base no texto acima, julgue o item.


O texto acima suscita uma reflexão acerca da “educação bancária”, prática amplamente condenada por Paulo Freire. Segundo esse educador e filósofo brasileiro, a referida prática consiste em depositar os conteúdos narrados nos estudantes, que, passivos, domesticados e doutrinados, não desenvolvem em si uma consciência crítica e, com esta passividade, tornam-se cada vez mais ingênuos. Nesse sentido, Paulo Freire e Vygotsky apresentam ideias semelhantes quanto ao perfil ideal do educador: profissional organizador do espaço educacional, animador, provocador, motivador da aprendizagem, tendo uma prática que objetiva a autonomia intelectual do aluno e não sua submissão, domesticação e ideologização.

O teórico Erik Erikson criou um modelo de oito fases para o desenvolvimento humano, do nascimento à velhice, sendo cada uma das fases caracterizada por uma crise vital (ou um conflito) a ser superada. Quanto a esse assunto, julgue o item.
Na maturidade, ou seja, na meia-idade, o indivíduo experimenta uma crise vital entre produtividade e estagnação.
O teórico Erik Erikson criou um modelo de oito fases para o desenvolvimento humano, do nascimento à velhice, sendo cada uma das fases caracterizada por uma crise vital (ou um conflito) a ser superada. Quanto a esse assunto, julgue o item.

O conflito próprio à vida do jovem adulto é “identidade versus confusão de papéis”.
Acerca da teoria psicogenética de Wallon e do processo de ensino-aprendizagem, julgue o item.
Para Wallon, a história de um ser é dominada pelo seu fenótipo e constituída pelo seu genótipo.
Acerca da teoria psicogenética de Wallon e do processo de ensino-aprendizagem, julgue o item.
É importante que o professor encare a teoria como um conjunto estruturado de proposições a serem rígida e sistematicamente aplicadas em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem do aluno, para que este possa fluir satisfatoriamente.