Questões de Concurso
Filtrar
225 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 45
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
De acordo com Vygotsky, a imitação da criança pré-escolar e a brincadeira com outras crianças constituem zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), porque permitem o contato entre crianças com níveis de desenvolvimento diferentes.
De acordo com Vygotsky, a imitação da criança pré-escolar e a brincadeira com outras crianças constituem zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), porque permitem o contato entre crianças com níveis de desenvolvimento diferentes.
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Uma das contribuições da psicanálise para a educação é o conceito da fala interior, desenvolvido por Freud. De acordo com esse conceito, os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e a enfrentar desafios cognitivos, por meio da repetição silenciosa de informações. Assim, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.
Uma das contribuições da psicanálise para a educação é o conceito da fala interior, desenvolvido por Freud. De acordo com esse conceito, os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e a enfrentar desafios cognitivos, por meio da repetição silenciosa de informações. Assim, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Barbalha - CE
Disciplina:
Psicologia
Sobre as seguintes teorias do desenvolvimento, é INCORRETO afirmar que:
Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.
A teoria psicossocial de Erikson avança em oito estágios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estágios ocorrem durante o período de bebê e de infância, e os três últimos durante os anos adultos e a velhice. Nos textos de Erikson, é dada uma ênfase especial ao período da adolescência, pois é nele que se faz a transição da infância para a vida adulta. O que ocorre durante esse estágio é da maior importância para a personalidade adulta. A partir dessa conceituação, é correto afirmar que a principal importância dos estudos de Erikson são formulados a partir de: