Questões de Concurso
Filtrar
225 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 45
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Psicologia
Mariotto (2009) afirma que, para Spitz, a mãe, por sua simples presença, atua como estímulo para as respostas do bebê, age como “provocadora” e representa um agente de mudanças e oportunidades para o desenvolvimento da criança pequena. Ao mesmo tempo, as manifestações do bebê interferem na conduta da mãe. A esse intercâmbio mútuo o autor deu o nome de processo de
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Psicologia
Ao discorrer sobre as contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Carrara (2004) apresenta princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas. Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.
Concurso:
Prefeitura de Niterói - RJ - 2016
Disciplina:
Psicologia
Câmara defende que é possível entender os aspectos intervenientes nos comportamentos de risco entre jovens por meio das seguintes teorias:
Concurso:
Prefeitura de Niterói - RJ - 2016
Disciplina:
Psicologia
Entre os desdobramentos do pensamento de Vygotsky estão os estudos empreendidos por Luria e Leontiev. Os temas fundamentais tratados por eles estão:
I O funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico.
II A avaliação por métodos psicofísicos e eletrofisiológicos aplicados à avaliação funcional da visão.
III A influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
IV A atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como o principal foco de interesses dos estudos em psicologia.
Dos itens mencionados, estão corretos somente:
Concurso:
Prefeitura de Niterói - RJ - 2016
Disciplina:
Psicologia
Ao tratar do biológico e do cultural, Vygotsky aponta que a imaturidade dos organismos no momento do nascimento e a imensa plasticidade do sistema nervoso central do homem estão fortemente relacionadas com a importância da história da espécie no desenvolvimento psicológico. O cérebro pode se adaptar a diferentes necessidades, servindo a diversas funções estabelecidas na história do homem. Para Vygotsky uma ideia fundamental para que se compreenda essa concepção sobre o funcionamento cerebral é denominada: