Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
De acordo com a teoria do apego, o padrão de apego caracterizado pela criança que antes de ser separada dos cuidadores apresenta comportamento imaturo para sua idade e pouco interesse em explorar o ambiente, voltando sua atenção aos cuidadores de maneira preocupada, que após a separação fica bastante incomodada, sem se aproximar de pessoas estranhas, e que quando os cuidadores retornam não se aproxima facilmente e alterna seu comportamento entre a procura por contato e a braveza é o ______.
Os estudiosos do Desenvolvimento oferecem muitas explicações ou teorias sobre por que as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Sobre as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano listadas abaixo, julgue V para Verdadeiro ou F para Falso e marque a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
Abaixo é apresentado o trecho do texto extraído de Wei & Zhong (2022):

“...Visitar museus pode inspirar autorreflexão e resultados ______ de longo prazo, especialmente em relação à consciência social. A experiência do ambiente do ______ desempenha um papel importante na recuperação psicológica das crianças. É um processo de aculturação que conta com métodos pedagógicos, desenvolvimento, realização e aquisição de novos ______. O museu tornou-se gradualmente um novo meio para ajudar os seres humanos a se conectarem com a ______ e a se moverem em direção à “igualdade e inclusão”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A zona de desenvolvimento proximal é um conceito que alude à “distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”.

Essa análise foi desenvolvida por:

O prolongamento da vida só pode ser considerado como uma conquista real quando é agregada qualidade aos anos adicionais de vida. Com o avanço da idade, porém, as chances de ocorrência de doenças e prejuízos à funcionalidade física, social e psíquica são maiores.

Dentre as ocorrências comumente associadas à velhice e que demandam medidas de prevenção primária, secundária e terciária para um envelhecimento com qualidade de vida, NÃO se encontra: