Filtrar


Questões por página:

Sobre a Psicologia do Desenvolvimento, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a _________________

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


A adolescência é a transição entre a dependência infantil e a autonomia adulta, caracterizada por transações afetivas relacionais, sociocognitivas, sexuais, identitárias e normativas, de lutos e desilusões, de prazer e gozo, as quais não ocorrem sem angústia ou ______________ (SELOSSE,1997). Portanto, deve ser considerada como uma transformação social, mais do que _____________, de modo que, ao se tratar de dificuldades associadas aos adolescentes, passe a ser a única forma de pensamento capaz de conceituar os problemas e melhorar as possibilidades de um tratamento efetivo.

(Fishman,1996).

Acerca da Psicologia do Desenvolvimento, é possível afirmar que há várias escolas de pensamento. Dentre as seguintes alternativas, qual apresenta a linha que busca entender os processos psíquicos e o desenvolvimento, principalmente a partir da internalização de relações interpessoais?
Questão Anulada

Em sua obra, Vigotsky enunciou princípios que definem um aparelho conceitual a partir do qual se poderia pensar a psicologia. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento de Vigotsky.

I As funções mentais superiores não podem ser reduzidas a processos elementares, existindo diferentes níveis de funcionamento psicológico com características próprias e irredutíveis.

II O pensamento e a consciência não são uma emanação de características estruturais e funcionais internas, mas são, ao contrário, fortemente influenciadas por atividades externas e objetivas realizadas no ambiente social.

III Atividade é definida como uma unidade de análise que integra as características sociointerativas e individuais-cognitivas das condutas.

Assinale a opção correta.

Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao "eu" e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de alguma maneira. O desafio do primeiro estágio é