Filtrar


Questões por página:
A aprendizagem não é a mera repetição da informação e não resulta unicamente do processo de memorização. Para que ela ocorra estão envolvidos “o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto física quanto mentais e afetivas.
Considerando as concepções de aprendizagens, analise a tirinha e assinale a alternativa CORRETA:


Imagem associada para resolução da questão
Cada período do ciclo da vida é influenciado pelo que ocorreu antes e irá afetar o que virá depois. Assim, compreendemos que o desenvolvimento é um processo contínuo no decorrer da vida e cada parte do ciclo apresenta suas próprias características. Sobre a fase de desenvolvimento da primeira infância, analise os itens a seguir:

I. O crescimento físico e o desenvolvimento motor ocorrem conforme dois princípios: cefalocaudal, o desenvolvimento avança da cabeça para as partes inferiores e próximo-distal, o desenvolvimento avança do centro do corpo para as partes externas.
II. O crescimento mais evidente do corpo se dá no primeiro ano, embora o crescimento continue rápido durante os três primeiros anos de vida da criança.
III. Os sistemas muscular, nervoso, respiratório, circulatório e imunológico estão em processo de amadurecimento e todos os dentes já estão presentes.
IV. As habilidades motoras desenvolvem-se em sequências definidas e a auto locomoção apresenta-se como um evento determinante, gerando mudanças em todas as áreas do desenvolvimento. Porém, padrões ambientais e culturais podem influenciar o ritmo do desenvolvimento motor.
V. Cognitivamente, as crianças nessa fase desenvolvem a fala pré-linguística, ou seja, aquela que precede a primeira palavra incluindo o choro, arrulhos, balbucio e a imitação de sons; aos seis meses a criança já aprendeu os sons básicos da língua.

Estão CORRETOS:
Lima [et al] (2018), afirmam que: “No início de sua história, a psicologia do desenvolvimento dedicou-se ao estudo da infância – período em que muitas mudanças são observáveis – e, após algum tempo, passou a dedicar-se também ao estudo de outros períodos do desenvolvimento humano” (p.30). Assinale a alternativa incorreta sobre a primeira infância, período que vai do nascimento aos três anos de idade, aproximadamente, tendo como base os autores.
Analise as afirmativas abaixo:
1. O modelo de apego no qual as figuras de apego costumam reagir de forma rápida, adequada, consistente às necessidades da criança e as reações destas crianças revelam a construção de um senso interno de segurança inicial e a sensação de que ela obterá ajuda caso necessite refere-se ao apego seguro.
2. O tipo de apego em que o cuidador que deveria ser senso de proteção é também fonte de medo, com a presença de reações contraditórias de conflitos no comportamento da criança que por sua vez apresenta um comportamento contraditório e confuso é o apego resistente ambivalente. Neste modelo a criança pode ir na direção da figura de apego quando esta retorna e congelar no meio do caminho, sem uma estratégia definida.
3. O tipo de apego desorganizado é aquele em que as crianças exploram o ambiente prontamente, porém, sem utilizar a figura de apego como base. Normalmente ficam mais interessadas em um estranho do que na figura de apego. Não protestam na separação e demonstram indiferença no retorno da figura de apego, ficando excessivamente focadas no ambiente. A reação das crianças revela alguma desistência em poder contar com a ajuda da figura de apego e uma autossuficiência inadequada para uma idade precoce.
4. O modelo de apego em que as crianças não exploram adequadamente o ambiente, em geral, por uma necessidade constante de contato em que podem reagir com raiva e birra no retorno da figura de apego, sendo mais dificieis de serem reguladas emocionalmente ao entrarem em distresse. As figuras de apego costumam apresentar cuidados inconsistentes, sem incentivar a autonomia das crianças. As reações das crianças que parecem estar relacionadas à incapacidade de experimentar novas situações referem-se ao apego evitativo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

É correto afirmar que, para Jean Piaget, só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando