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Qual dos seguintes instrumentos NÃO é comumente utilizado em processos de seleção de pessoal?
No contexto organizacional, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma prática essencial para aprimorar as competências dos colaboradores, alinhando-as às demandas estratégicas da organização. Esses programas visam promover a aprendizagem contínua, estimular o crescimento profissional e aumentar a produtividade, contribuindo para a realização dos objetivos individuais e coletivos. Quando bem implementados, fortalecem o engajamento, a inovação e a competitividade no mercado.
No contexto organizacional, o treinamento e desenvolvimento de pessoas visam:

Uma das formas de controlar a influência social nas organizações é o gerenciamento de impressões (GI), processo por meio do qual as pessoas se comportam de modos específicos para criar uma imagem social desejada.

Para controlar a impressão que os outros formam a seu respeito, considere as falas de três diferentes pessoas.


(i) Um candidato a emprego diz para o entrevistador: “Que coincidência. Seu chefe e eu fomos colegas de quarto nos tempos de faculdade”.


(ii) Um gerente diz ao seu chefe: “O senhor está absolutamente certo em seu plano de reorganização do escritório regional. Concordo plenamente com o senhor”.


(iii) Um vendedor diz para o gerente de vendas: “Não conseguimos inserir nosso anúncio no jornal dentro do prazo, mas, de qualquer forma, ninguém responde a esses anúncios”.


O candidato a emprego, o gerente e o vendedor utilizaram, respectivamente, as seguintes técnicas de GI:

O aprendizado da liderança tem sido estimulado por causa de conclusões recentes sobre eficácia gerencial, baseadas em alterações de comportamentos de liderança.


Uma dessas recentes conclusões é a seguinte:

Conflitos são intrínsecos ao trabalho em organizações e são identificados quando indivíduos ou grupos interferem ou encontram interferência ao tentarem atingir seus próprios objetivos, mas se deparam com objetivos diferentes de alguma(s) outra(s) parte(s). Em tais situações, os psicólogos costumam ser convocados para atuarem como mediadores na solução do problema.


Considerando-se uma abordagem de processo na gestão de conflito, é indicado que o psicólogo