Filtrar


Questões por página:
Em relação à implantação da Rede de Atenção à Saúde, em sua articulação com os programas socioeducativos, temos o(a):

I. Atendimento às necessidades e às expectativas das pessoas. II. Aumento da utilização de serviços e exames III. Melhoria do custo da efetividade dos serviços de saúde. IV. Produção de uma oferta desbalanceada de atenção geral e especializada. V. Aumento da satisfação dos usuários e do autocuidado.

Sobre tais afirmações, podemos dizer que
Em relação aos princípios que orientam a Política em Saúde Mental, em desenvolvimento desde o final dos anos 1980, e considerando o processo de melhorias e retrocessos alcançado, analise as informações abaixo:

I. Institui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivos que buscam operar o cuidado em saúde mental orientado a partir de uma ética antimanicomial transversalizada pelos Direitos Humanos.

II. Insere práticas de cuidado que buscam um deslocamento de um processo de medicalização social para a incorporação de outras formas de promoção da saúde mental, por exemplo, com a valorização das artes, da música, da cultura.

III. Contrapõe-se à prática da violência e do saber-poder científico circunscrito no controle do corpo e da experiência desviante, mostrando a instituição asilar, isto é, os manicômios como espaços primordiais de operação desse poder.

IV. Promove uma política nacional na qual um novo modelo é capilarizado em termos de política pública, a partir de uma ação estatal que reorienta uma prática de atenção psicossocial e territorial, em oposição ao modelo asilar.


Sobre estas, estão CORRETAS
Em relação à intersetorialidade, é INCORRETO defini-la como
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) prevê que as Redes de Atenção à Saúde (RAS) devem se organizar e operar seguindo um conjunto de diretrizes. Dentre essas diretrizes, pode-se citar a longitudinalidade do cuidado, que consiste:
A implementação da Política Nacional de Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) busca transformar a relação entre profissionais de saúde e usuários. Para isso, existe um princípio que preconiza a necessidade de um diálogo entre os diferentes poderes e saberes que envolvem a produção de saúde, de tal modo a reconhecer que as diferentes especialidades podem conversar com a experiência do assistido. Assinale a alternativa que contém o referido princípio.