Filtrar


Questões por página:

Segundo Amaro, quanto a indicativos de abuso nas atitudes/manifestações de crianças e adolescentes aos quais convém prestar atenção, analisar os itens abaixo:


I - Estados depressivos.

II - Expressiva alta no aproveitamento escolar.

III - Regressão na linguagem e comportamento.

IV - Distúrbio do sono (terror noturno, sono agitado, insônia ou sonolência excessiva).


Estão CORRETOS:

Segundo Rovinsk, considerando-se as áreas de atuação da psicologia jurídica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Psicologia jurídica junto à infância e juventude.

(2) Psicologia jurídica junto ao direito de família.

(3) Psicologia penitenciária.


( ) Os psicólogos desta área têm trabalhado cada vez mais com o objetivo de inserirem o homem em seu contexto social e, para isso, têm deixado as abordagens intramuros para um enfoque psicossocial com utilização dos recursos da comunidade.

( ) A maior parte dos profissionais está ligada ao Poder Judiciário e desenvolve trabalhos de perícia ou acompanhamento às famílias.

( ) Os profissionais centram o seu trabalho nas Varas de Infância e Juventude (Poder Judiciário) e instituições de internação para medidas protetivas e socioeducativas (Poder Executivo) de todo país.

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


A ______________ é uma prática alternativa na resolução de conflitos, em que as partes possuem autonomia para buscar acordos, contando para isso com a figura do mediador.

De acordo com Vasconcellos e Lago, sobre a esfera do Direito Civil, quanto a áreas ligadas às principais atuações do Psicólogo, analisar os itens abaixo:


I - Interdição judicial.

II - Tratamento de agressores sexuais.

III - Destituição do poder familiar.

IV - Adoção.


Estão CORRETOS:

Com relação à Psicologia Criminal, analise as assertivas abaixo.


I. A criminologia clínica e a psicologia criminal estudam os componentes e as motivações da conduta criminosa, pessoa que a praticou, o cárcere e suas vicissitudes.

II. A Psicologia Criminal se ocupa do estudo dos comportamentos, pensamentos, intenções e reações do criminoso, tentando entender profundamente o que leva alguém a cometer crimes e os seus mecanismos.

III. A periculosidade é uma condição imanente do indivíduo, por força da qual sua conduta estaria predeterminada à prática de crimes.


É correto o que se afirma em