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Em uma empresa pública federal, foram estabelecidos planos anuais, com objetivo de promover mais inovação e agilidade nos processos internos. Esses planos incluíam reuniões frequentes entre liderança e trabalhadores, nas quais os objetivos eram compartilhados de forma objetiva e transparente. A gestão de pessoas, junto às lideranças da empresa, criou processos e políticas que buscavam valorizar a autonomia, a colaboração e a experimentação das equipes de trabalho.


O caso acima demonstra a relação da cultura organizacional com outros aspectos do comportamento organizacional e implica a compreensão de que a(o)

A Figura a seguir representa o Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) e a sua classificação das variáveis, que devem ser consideradas na avaliação dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, com componentes e subcomponentes relacionados entre si.


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BORGES-ANDRADE, J. E., et al. Treinamento, Desenvolvimento e Educação: um modelo para sua gestão. In: O trabalho e as organizações: atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed,2013. p.472. Adaptado.


O MAIS considera elementos que permitem uma visão abrangente e a melhoria contínua dos processos de treinamento, desenvolvimento e educação, o que inclui o componente

Na execução de um projeto em equipe, um trabalhador percebe que seu colega está realizando uma tarefa de forma incorreta, comprometendo o resultado a ser alcançado. O trabalhador não questiona o colega e posteriormente busca o líder do projeto para reclamar sobre o erro do colega. Para gerir esse conflito, o líder do projeto retira da equipe o trabalhador que estava realizando a tarefa de forma incorreta e adverte verbalmente o trabalhador que não interveio ao perceber o erro do colega.


Nessa situação, identifica-se que o líder do projeto adotou, na gestão desse conflito,

Uma equipe de trabalho realizou com sucesso a revisão de processos internos do setor, reduzindo o tempo e preservando a qualidade das atividades. A despeito de vários conflitos, do absenteísmo e da insatisfação de alguns membros ao longo da atividade, a melhoria técnica foi alcançada pela equipe.


Nesse caso, considerando-se a efetividade de uma equipe de trabalho, o funcionamento dessa equipe não é efetivo pelos critérios de

Leve em conta a Matriz a seguir.

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Atribuições e responsabilidades


DUTRA, J. S. Gestão do Desenvolvimento e da Carreira por Competência. In: DUTRA, J.S. (org.). Gestão por Competências: Um Modelo Avançado para o Gerenciamento de Pessoas. São Paulo: Gente,2001. p.65. Adaptado.
Nesse contexto, considerando-se um trabalhador que supera os requisitos de acesso ao cargo por possuir a formação, os anos de experiência e o conhecimento das operações, mas não atende às atribuições e às responsabilidades necessárias, o plano de desenvolvimento delineado para esse trabalhador deve incluir