Filtrar


Questões por página:

Em uma reunião de feedback com seu gestor, um trabalhador mostrou-se desmotivado com seu trabalho. Ele pontuou que, embora estivesse satisfeito com a sua remuneração, com um salário considerado satisfatório e com boa avaliação do pacote de benefícios provido pela empresa, sentia-se pouco satisfeito com as recentes mudanças técnicas na sua atividade, acarretadas pela implementação de uma nova plataforma de gestão de dados no seu setor. Após a reunião com o trabalhador, o gestor recorreu à área de gestão de pessoas para planejar ações de atuação sobre o caso.


Ao considerar os fatores pontuados pelo trabalhador, em que há evidente satisfação em relação a um fator higiênico e pouca satisfação em relação a um fator motivacional, a medida recomendada pela área de gestão de pessoas ao gestor é a(o)

Estudos apontam que a adoção da medida de comprometimento organizacional, como se estudava no século XX, não é mais válida e adequada ao novo cenário das relações de trabalho no século XXI.


O problema da adoção dessa medida na atualidade das relações de trabalho é explicada pela(s)

Em uma empresa, a psicóloga organizacional e do trabalho foi consultada para orientar um processo de reabilitação de um empregado. O caso exige a análise em conjunto com os médicos que acompanham o trabalhador.


Nesse caso, no relacionamento com profissionais que não são psicólogos, a psicóloga deve

A reestruturação produtiva do final do século XX transformou o mundo do trabalho e exigiu a adoção da estratégia como parte fundamental da gestão de pessoas nas organizações. Nesse sentido, modelos estratégicos de gestão de pessoas passaram a fazer parte da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho, inserido na gestão de pessoas.


A adoção da estratégia em gestão de pessoas demandou desse psicólogo uma atuação voltada

Considerando o referencial teórico de Borges e Albuquerque (2014) sobre socialização organizacional, leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - A socialização organizacional é o processo em que o indivíduo se torna membro de uma organização na condição de trabalhador. Além da socialização organizacional, há os fenômenos da socialização profissional (inserção em uma profissão) e da socialização ocupacional (inserção em uma ocupação).
II - Existem alguns enfoques de estudo sobre a socialização organizacional. Dentre eles, estão: o enfoque das táticas organizacionais, o enfoque desenvolvimentista, o enfoque dos conteúdos e informação, e as tendências integradoras.
III - São exemplos de comportamentos proativos dos sujeitos socializantes ao ingressarem em uma organização: busca de informação e feedback, construção de relacionamentos, tutorização informal e treinamento introdutório.
IV - A proatividade do sujeito da socialização não isenta a organização de agir em apoio à socialização dos seus trabalhadores.
V - As tendências integradoras articulam diferentes níveis de análises, e não atribuem um lugar importante aos contextos organizacional e extraorganizacional.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS