Filtrar


Questões por página:
Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.
mostrar texto associado
Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por
mostrar texto associado

“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

( ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

( ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

( ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

A sequência está correta em

mostrar texto associado
Considerando o trecho e os estudos de interação humana, é correto afirmar que, em pesquisa, o psicólogo social utiliza
A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.