Questões de Concurso
Filtrar
118 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 24
Questões por página:
Levando-se em consideração Foucault, assinale a alternativa INCORRETA:
Leia o texto a seguir:
As instituições são manifestações e concretizações das realidades da vida em sociedade. Não precisam de estabelecimentos para existirem, mas sempre se estabelecem, criam suas leis, suas regras, seus códigos, suas ideologias. Impõem costumes, prêmios e punições, transmitem valores e estabelecem limites. Produzem coisas ou pessoas, mas também protegem, dão garantias; alimentam egos e ilusões e servem como projeção para as fraquezas e anseios da alma humana. São espaços de mediação, como dissemos, entre a vida individual e a vida coletiva.
NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. A instituição como via de acesso à comunidade. (p.110) In: Psicologia Social Comunitária.
Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:
I. As relações que se estruturam entre o individual e o coletivo não são estáticas pois, existe uma dinâmica institucional.
PORQUE
II. A Psicologia Comunitária, na atualidade, demonstra a luta pelos direitos humanos e contra a violência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a violência como um grave problema de saúde pública e uma violação aos direitos humanos. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.
I A denúncia de violência é cabível apenas se concretizada a agressão física, evitando-se, assim, eventual calúnia e leviandade do(a) denunciante.
II Por conta do sigilo, os psicólogos, no exercício da profissão, devem notificar os casos de violência contra criança apenas após terem certeza de que o menor é, de fato, vítima.
III A notificação de confirmação ou de suspeita de caso de violência é compulsória aos profissionais que atenderem pessoas nessa situação.
Assinale a opção correta.
A judicialização das relações sociais vem se intensificando e sobrecarregando as instâncias jurídicas. Esse fenômeno social mobiliza uma série de ações da justiça, considerando-se que muitas de suas demandas envolvem as relações familiares. A partir de um entendimento teórico-sistêmico, pode-se conceber os conflitos familiares e as situações de vulnerabilidade social como parte de um todo que envolve as relações intergeracionais, intersistêmicas (com outros sistemas) e intrasistêmicas (no próprio núcleo familiar).
Partindo dessa compreensão teórica, é CORRETO afirmar que são problemas de grande complexidade, que devem ser compreendidos a partir de uma perspectiva