Questões de Concurso
Filtrar
145 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 29
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Pensar o desenvolvimento humano envolve considerar elementos sociais, culturais, biológicos, emocionais. As teorias psicológicas têm se dedicado ao estudo desse fenômeno através de diferentes perspectivas teóricas, as quais partem de um campo de compreensão diferente, como algo que ocorre primeiramente no indivíduo, a exemplo da psicanálise e da teoria piagetiana, em outras o foco recai nas relações sociais, a exemplo da perspectiva sócio histórica cultural de Vygotsky. Seguindo a linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Vygotsky (2004) é enfático em afirmar que o homem, ao produzir transformações na natureza, simultaneamente modifica a sua própria natureza. Tal processo pressupõe que as relações de produção, configuradas a certo grau de desenvolvimento das forças produtivas, são as bases das relações sociais em condições sócio históricas precisas. À luz desse pressuposto, é CORRETO afirmar sobre o pensamento sócio histórico que:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Para Vygotsky, a linguagem é associada à fala, então, inicialmente o desenvolvimento da linguagem ocorre com a finalidade da comunicação. Podemos usar, como exemplo, o choro dos bebês e também os sons emitidos por animais, os quais partem do mesmo propósito de comunicação, mesmo que de forma primitiva e sem elaboração conceitual. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
De acordo com Castelhano e colaboradores (2022), os modelos sócio históricos culturais participam ativamente nas lapidações teórico-práticas sobre a educação na contemporaneidade, envolvendo, sobretudo, as esquemáticas críticas nas metodologias pedagógicas e psicológicas atuais. Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios básicos da teoria sócio-histórica:
I- O pensamento sócio histórico exprime que a psicologia animal não é suficiente para compreender as articulações das funções psicológicas superiores, uma vez que os demais animais não apresentam uma vida social e cultural abrangente quando comparado com os universos humanos em suas elucidações teórico-práticas e vivenciais. II- As funções psicológicas superiores não se limitam aos aspectos maturacionais e neurofisiológicos, revelando a importância dos fatores interativos e dialéticos no desenvolvimento global e individual diante dos outros elementos constitutivos do sujeito. III- As experiências individuais agrupam um conjunto de fenômenos dinâmicos e persuasivos, enfatizando que o ser humano, por meio dos conhecimentos e recursos esboçados pela cultura, se transforma. IV- Os preceitos vivenciais e os aportes científicos poderiam ser integrados nas dinâmicas da personalidade, valendo-se dos processos mentais básicos enquanto potência articuladora, gerando integrações dialéticas entre as linguagens cotidianas.
É CORRETO o que se afirma apenas em
I- O pensamento sócio histórico exprime que a psicologia animal não é suficiente para compreender as articulações das funções psicológicas superiores, uma vez que os demais animais não apresentam uma vida social e cultural abrangente quando comparado com os universos humanos em suas elucidações teórico-práticas e vivenciais. II- As funções psicológicas superiores não se limitam aos aspectos maturacionais e neurofisiológicos, revelando a importância dos fatores interativos e dialéticos no desenvolvimento global e individual diante dos outros elementos constitutivos do sujeito. III- As experiências individuais agrupam um conjunto de fenômenos dinâmicos e persuasivos, enfatizando que o ser humano, por meio dos conhecimentos e recursos esboçados pela cultura, se transforma. IV- Os preceitos vivenciais e os aportes científicos poderiam ser integrados nas dinâmicas da personalidade, valendo-se dos processos mentais básicos enquanto potência articuladora, gerando integrações dialéticas entre as linguagens cotidianas.
É CORRETO o que se afirma apenas em
mostrar texto associado
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:
As interações sociais podem tanto promover quanto inibir o desenvolvimento psicológico, dependendo do contexto e das relações nas quais o indivíduo está inserido.