Filtrar


Questões por página:
Considere-se as assertivas:

I.O autismo é compreendido hoje como um espectro de transtornos com ampla variedade de expressões, denominados transtornos do espectro autista (TEA), que incluem: transtorno autístico, síndrome de Asperger, transtornos invasivos ou globais do desenvolvimento não especificado, assim como dois transtornos raros: a síndrome de Rett e o transtorno desintegrativo da infância (American Psychiatric Association,2013).


ASSIM COMO


II. Seu diagnóstico é realizado a partir da apresentação comportamental da criança, ou seja, é um diagnóstico clínico.

PORQUE

III. Para efeitos de investigação, no TEA, não existem marcadores biológicos, exames laboratoriais ou de neuroimagem específicos que possibilitem o seu diagnóstico.


A respeito das assertivas acima, pode-se afirmar que:

Os novos critérios para o diagnóstico do TEA, trazidos pelo DSM-V (2013), estabelece algumas mudanças, EXCETO:
A prestação de Serviços Psicológicos às pessoas em situação de uso de substâncias psicoativas – álcool e outras drogas, é regulamentada pela Resolução CFP 013/2019. No Art.6º, que trata do direito à liberdade, cabe ao Psicólogo as condutas abaixo, EXCETO:

Queixas físicas, sem causa orgânica, parecem comuns em serviços de saúde, mas a medicina ainda enfrenta dificuldades para conceituá-las e classificá-las. O DSM-5, na categoria de Transtornos de Sintomas Somáticos, busca uma sistematização mais clara para casos em que sintomas somáticos perturbadores são a principal queixa do paciente. Esses transtornos envolvem sintomas somáticos associados a pensamentos, emoções e/ou comportamentos desadaptativos. Diagnosticar e tratar esses pacientes é um desafio tanto para profissionais da saúde em geral quanto para os de saúde mental. Em relação a algumas condutas terapêuticas essenciais, analisar os itens.



I. Ampliar a realização de testes diagnósticos.


II. Garantir ao paciente que doenças mais graves foram descartadas.


III. Reconhecer e validar certos sintomas (empatia), desde que avaliados pelo clínico.


IV. Definir objetivos funcionais para o tratamento, além de simplesmente focar na "cura".



Está CORRETO o que se afirma:

A mãe de P., um menino de sete anos, levou-o a uma clínica para avaliação e possível tratamento devido ao comportamento disruptivo na escola. Ela é mãe solteira de quatro filhos (2 a 15 anos) e trabalha em tempo integral. A mãe busca ajuda porque considera o comportamento de P. incontrolável, com brigas constantes entre ele e os irmãos, e desobediência em casa e na escola. P. frequentemente retruca e desrespeita as regras em ambos os ambientes. Sua mãe lembra que, desde os três ou quatro anos, ele sempre foi o filho mais difícil, mas sinaliza que sempre foi afetuoso com os animais. A escola precisou acionar a segurança duas vezes, em três semanas, por causa do seu comportamento. No último incidente, P. subiu no telhado e provocou os professores, dizendo que se escondeu por diversão e porque a professora "merecia" e não se importava em ter se metido em confusão. Considerando o relato da mãe, assinalar qual a possível hipótese diagnóstica para o comportamento de P.